BIO!
Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Assuntos relativos às áreas das Medicinas Naturais / Medicinas Alternativas / Medicinas Tradicionais / Medicinas não Convencionais.
Uma porção de cenoura (uma cenoura média ou ½ xícara/chávena picada) fornecerá:
O alto teor de vitamina A, pelo qual as cenouras são mais conhecidas, é proveniente do betacaroteno, que é convertido em vitamina A no fígado. Curiosamente, há uma razão pela qual ‘carrot’ (cenoura) e ‘carotene' (caroteno) soam de forma tão similar. A palavra caroteno foi inventada no início do século 19 por um cientista alemão depois que ele cristalizou o composto a partir de raízes de cenoura.
O óleo de semente de cenoura também contém potássio, vitamina B6, cobre, ácido fólico, tiamina e magnésio. Recomenda-se consumir cenouras com moderação porque elas contêm mais açúcar do que qualquer outro legume, excepto a beterraba.
No entanto, quando ingeridos como parte de uma dieta saudável, os nutrientes encontrados nas cenouras podem fornecer protecção contra doenças cardíacas e derrames, ao mesmo tempo em que ajudam a construir ossos fortes e um sistema nervoso saudável.
Há boas razões para incluir cenouras em sua alimentação regular, pois dados científicos são muito firmes em apontar que elas ajudam a reduzir o risco de doenças crônicas.
Doenças Cardíacas — O consumo de frutas e legumes com coloração mais alaranjada está associado a um menor risco de doença coronariana (DAC). Em particular, cenouras estão associadas a um risco de DAC 32% menor, levando pesquisadores a concluir que:
O consumo de cenouras também foi associado a um menor risco de ataques cardíacos em mulheres. |
Câncer — Os antioxidantes encontrados nas cenouras, incluindo o betacaroteno, podem desempenhar função na prevenção do câncer. Pesquisa realizada demonstrou que pessoas fumantes que consomem cenoura mais de uma vez por semana possuem um risco menor de desenvolver câncer de pulmão, enquanto que uma dieta rica em betacaroteno também pode proteger contra o câncer de próstata. O consumo de betacaroteno também está associado a um menor risco de desenvolvimento de câncer de cólon, enquanto que o extracto de suco de cenoura pode matar células de leucemia e inibir sua progressão. Cenouras também contêm falcarinol, toxina natural que protege as cenouras contra doenças fúngicas. Acredita-se que este composto possa estimular os mecanismos de combate ao câncer no organismo, já que foi demonstrado que ele reduz o risco de desenvolvimento de tumores em ratos. |
Visão — Deficiência em vitamina A pode causar a deterioração dos fotorreceptores do olho, o que leva a problemas de visão. Consumir alimentos ricos em betacaroteno pode restaurar a visão, tornando verdadeiro o velho ditado de que cenouras são boas para os olhos. |
Saúde do Cérebro — Foi demonstrado que o extracto de cenoura é útil para o manejo de disfunções cognitivas e pode oferecer benefícios de melhoria da memória e redução de colesterol. |
Protecção do Fígado — O extracto de cenoura pode ajudar a proteger seu fígado contra efeitos tóxicos de produtos químicos ambientais. |
Propriedades Anti-Inflamatórias — O extracto de cenoura também possui propriedades anti-inflamatórias e proporciona benefícios anti-inflamatórios que foram significativos mesmo quando comparados a drogas anti-inflamatórios como aspirina, ibuprofeno, naproxeno e celebrex. |
Cenouras consumidas cruas são um excelente alimento, embora haja algumas pesquisas demonstrando que cozinhá-las pode, na verdade, ajudar a aumentar seu conteúdo nutricional. Curiosamente, um estudo realizado concluiu que cenouras cozidas tinham maiores níveis de betacaroteno e ácidos fenólicos do que cenouras cruas, e a actividade anti-oxidante continuou a aumentar ao longo de um período de 4 semanas. Adicionar cascas de cenoura a um purê/puré de cenoura também aumentou os níveis de anti-oxidantes.
Portanto, embora eu geralmente recomende consumir seus legumes crus ou fermentados para obter o máximo de seus componentes nutricionais, as cenouras podem ser um caso em que se cozidas levemente, como no vapor, seja a melhor opção.
Quanto ao armazenamento, mantenha-as na parte mais fria de sua/seu geladeira/frigorífico em um recipiente de vidro selado ou embrulhado em uma toalha de papel, o que deve mantê-las frescas por cerca de 2 semanas. Evite guardá-las perto de maçãs, peras ou batatas, pois o gás etileno que liberam pode tornar suas cenouras amargas.
Sabia que, até o século 17 ou 18, quando os holandeses passaram a cultivar cenouras alaranjadas, a maioria das cenouras era roxa, amarela ou branca? A palavra cenoura na verdade veio de "karoton", palavra grega cujas três primeiras letras referem-se a um objecto com forma de chifre.
Existem centenas de variedades de cenoura em todo o mundo, e os maiores produtores mundiais são a China e a Rússia. Consta que a cenoura será originário do Afeganistão.
As cenourinhas, que são agora uma das formas mais populares da cenoura, não foram inventadas até 1986, quando um produtor de cenouras da Califórnia as criou para salvar algumas das cenouras quebradas e deformadas na sua colheita. Essas cenouras não são realmente “cenourinhas”, mas são cenouras ruins que foram raspadas até ficar com um tamanho menor.
As cenourinhas não são apenas mais caras do que as cenouras inteiras, mas também recebem um banho de cloro para prolongar seu prazo de validade.
Nota bene:
A melhor cenoura é sempre aquela de proveniência biológica de cultivo em zonas que ainda não foram poluídas por rastos químicos, pesticidas e outros poluentes/contaminantes, e, dessa foram mantêm os minerais intactos.
Temas relacionados:
- A enorme diferença entre vitaminas naturais e vitaminas sintéticas
- Vitaminas: Ajudantes da saúde; Em que alimentos as encontramos
- Beterraba fermentada: Benefícios para a saúde
- Salada com dente-de-leão (Receita)
- Conhece os 16 benefícios da cenoura?
- Couve-flor; Benefícios e propriedades (receita)
- Legumes frescos: Os surpreendentes benefícios para a saúde
- Lista dos melhores legumes para comer
- Receita de guacamole de brócolos; Benefícios
- Alimentos que ajudam na azia e/ou refluxo
- Cebolinho: 16 benefícios para a saúde
- Frutos e legumes biológicos funcionam como boas vacinas
- O pepino
- Prevenção: 29 alimentos que previnem doenças cardíacas
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.