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Sim, Você Pode Exercitar seu Cérebro para Melhorar Drasticamente o Desempenho Cognitivo!

Imagem:José Elias Rodrigues

 

 

De acordo com os resultados de um estudo, se um grupo de participantes é instruído a realizar “uma estratégia eficaz para uma tarefa de treinamento de memória de trabalho”, eles são capazes de melhorar imediatamente seu desempenho de forma semelhante aos indivíduos que participaram de uma tarefa de treinamento de memória de trabalho típico, sem instruções de estratégia por um mês ou mais.

 

Com base no estudo, que foi liderado por pesquisadores da Universidade Abo Akademi, a relevância dessas estratégias foi destacada pelos grupos controles que não receberam nenhum conselho estratégico, mas foram capazes de gerar estratégias que estavam conectadas a um melhor desempenho da tarefa de memória operacional pós-teste.

 

Os resultados do estudo implicam que uma parte substancial dos efeitos do treinamento de memória de trabalho é devido ao rápido desenvolvimento de certas estratégias específicas da tarefa durante o treinamento, em vez de qualquer melhoria na capacidade de memória de trabalho, como foi previamente especulado.

 

Os pesquisadores acreditam que esta é a razão pela qual os efeitos significativos do treinamento típico da memória de trabalho são restritos à tarefa treinada e suas variantes não treinadas associadas. Embora existam vários programas comerciais de treinamento em memória de trabalho, seus efeitos de treinamento não são significativamente generalizados além das tarefas que são semelhantes às treinadas.

 

Para o estudo, que foi publicado na revista científica Scientific Journal, os pesquisadores observaram 116 adultos finlandeses que foram randomizados em três grupos. Os participantes do primeiro grupo receberam uma breve instrução de estratégia e treinaram uma tarefa de atualização de memória de trabalho por 30 minutos.

 

Os participantes do segundo grupo passaram pela mesma sessão de treinamento informatizada, sem receber nenhum conselho estratégico. Enquanto isso, o terceiro grupo realizou apenas o pré e pós-teste.

As estratégias autogeradas foram então analisadas através de questionários que foram realizados no pós-teste.

 

Como aumentar a função cognitiva, experimente algumas das dicas abaixo:

* Exercício – O exercício aumenta o fluxo sanguíneo para a parte do cérebro responsável pela memória chamada hipocampo. As pessoas que estão em boa forma física têm um melhor funcionamento cognitivo, e o exercício pode aumentar as habilidades de aprendizado. Duas caminhadas ao ar livre, perto da natureza e por dia, num total de 40 min, é uma ajuda a todos os níveis. O corpo humano não foi concebido para ser sedentário.

 

* Minimize o estresse – Indivíduos que têm altos níveis de estresse têm um risco maior de desenvolver problemas cognitivos. Tente abordar a causa do seu estresse de maneira natural, como por meio de exercícios, aconselhamento individual, meditação, hobbies relaxantes e outros métodos. 

 

* Resolva quebra-cabeças – Os quebra-cabeças podem ajudar a construir novas conexões no cérebro. Além de palavras cruzadas, você pode trabalhar com acrósticos, criptogramas e outros enigmas cerebrais orientados para palavras. Tente vários quebra-cabeças para continuar desafiando seu cérebro. 

 

* Comece um novo passatempo – Você pode melhorar a função cognitiva experimentando novos passatempos nos quais precisa aprender novas habilidades, como carpintaria/marcenaria, tocar um novo instrumento ou inscrever-se em uma aula de língua estrangeira. Essas atividades de aprendizado criam novas conexões neurais que ajudam a cancelar a perda de células causada pelo envelhecimento ou doença. 

 

* Assista a programas de TV educativos e leia “ativamente” – Assistir a um programa de ciências informativo pode ser “cognitivamente enriquecedor”, especialmente se você dedicar um tempo para entender o que está assistindo. O mesmo pode ser dito para ler livros ou revistas instrutivas. Quando terminar de assistir ou ler algo educacional, analise as coisas que aprendeu para melhorar sua retenção.

 

Nota bene:

A maior parte dos idosos, tem défice de vitaminas como a B12, frequentemente tem também déficit de minerais e oligoelementos. Além disso, a assimilação pelo intestino é feita de forma muito deficiente porque a maioria dos idosos sofre de disfunções do sistema digestivo.

Para piorar a situação, muitos deles ainda tomam drogas farmacêuticas com todos os efeitos adversos daí provenientes e que geram um maior défice, tanto de vitaminas como minerais.

 

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Fonte:

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