BIO!

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Cinnamodendron verum

 

A casca interior da caneleira, uma especiaria antiga, deixa um sabor quente e agradável na língua. Já os seus benefícios para a saúde não são tão conhecidos. Investigações recentes apontam para um uso novo: a canela parece trabalhar com a insulina para estabilizar os níveis de açúcar no sangue.

Descrição : Planta da família das laureacea, também conhecida como aneleira, canela da índia e caneleira do Ceilão. A canela e uma árvore perene que pode atingir até 8 ou 9 metros de altura.

O tronco chega a medir até 35 cm de diâmetro. A caneleira precisa de 1.300 mm de chuva por ano e uma temperatura media anual superior a 21 °C.

A árvore tem as folhas de cor verde clara, com forma oval lanceolada, e uma textura áspera, medindo aproximadamente 20 cm de comprimento.

As flores são de coloração amarela ou esverdeada, numerosas e bem pequenas, agrupadas em cachos ramificados.

A especiaria e derivada da casca marrom/castanha do tronco, que forma pequenos talos com estrias longitudinais. O tronco da canela em pó ou em pau e usado como especiaria.

Habitat: A planta e nativa do Ceilão, sudeste da Índia, Indonésia, América do Sul e das Índias Ocidentais.

 

História: 

A canela e conhecida pelos chineses há mais de 2.500 anos a.C. Seu nome científico, "cinnamo-verum" e derivado da palavra Indonésia "kayu manis", que significa "madeira doce".

A canela e usada primeiramente como uma especiaria, um realçador do gosto, ou um aromático, e no passado foi a especiaria mais procurada na Europa.

O monopólio do comércio da canela esteve nas mãos dos Portugueses no século XVI, passou para os holandeses, com a Companhia das Índias Orientais e, depois, passou para as mãos dos ingleses, a partir de 1796.

As espécies da canelas são algumas das plantas mais antigas conhecidas pela humanidade.

A Cinnamomum zeylanicum cresce bem em solo brasileiro, onde já foi bem cultivada no passado, tendo sido introduzida pelos jesuítas.

A canela e mencionada até em passagens bíblicos.

Historicamente, a canela foi usada para tratar problemas gastro-intestinais e dismenorreia por distúrbios de micro-circulação O óleo essencial é usado contra varizes

 

Indicações

Indisposições digestivas e resfriados : A canela aquece e estimula, sendo um remédio apreciado para indisposições digestivas. Em infusão, ajuda a aliviar gases, dilatação do abdómen, enjoos e indigestão e acelera a recuperação de uma infecção gastrointestinal. Tem uma moderada acção anti-bacteriana e antifúngica e actua contra Heliobacter pylori, um organismo que pode causar úlceras no estômago. Em constipações, gripes, infecções respiratórias e tosse, a canela é um tratamento agradável até para crianças.

Outros usos : 

A capacidade da canela estimular a circulação é muitas vezes negligenciada; tomada a longo prazo, reforça o afluxo de sangue às mãos e aos pés. Também pode ser tomada regularmente uma das recomendações é tomar uma colher de chá de canela em pó à noite - para ajudar a manter níveis de açúcar estáveis.

Propriedades : 

Usos medicinais e habituais: condimentar, aromática anti-diarreica, digestiva, emenagoga, insulina-analoga, anti-inflamatória, antioxidante e antimicrobiana.

Na Índia diz-se de que ela é afrodisíaca, aromática, digestiva e sedativa.

Princípios activos : 

Óleo essenciais cynamaadeido, tenois, temperos, eugenol, ácido trans-cinamico, hidroxicinamaldeido. o-metoxicinamaldeido, álcool cinamil e seus acetato. limoneno, a-terpineol, taninos ; Mucilagem; Procianidinas oligomerica; Cumarina.

 

Na culinária, ela é solicitada no preparo de sobremesas, como pães, doces, arroz, bolos, tortas e cremes. Ela também incrementa bebidas quentes, como chocolate, cafés e chás.

 

Contra-indicações/cuidados: Para pessoas com hipersensibilidade a canela ou ao bálsamo de Peru.

Outras contra-indicações não foram ainda identificadas.

Efeitos secundários: 

O consumo humano de grandes quantidades de canela ou de quantidades moderadas de óleo de canela mostrou causar um aumento da frequência cardíaca, da mobilidade intestinal, da respiração e da perspiração através da estimulação química do centro vasomotor.

Este estado de função acelerada do corpo e seguido em um período sedativo centralizado, incluindo sonolência ou melancolia. 

Posologia:

 A canela em pó foi administrada em uma dose de 1 a 6 g/dia em um estudo de diabetes tipo 2 e 80 mg/dia como um extracto do etanol foi usado contra a bactéria H. pylori sem qualquer efeito adverso; O óleo essencial e usado na media, 3 gotas diluídas em outro veículo.

Foto: plantasquecuram

Temas relacionados:

27 antibióticos naturais

Receita para dores nas articulações

Manter a saúde: 11 Ervas e Especiarias

Aiurveda: Docha Vata

Depressão: Limonada de açafrão, efeito melhor do que os antidepressivos

 

Fontes:

Naturopatia

Plantas que Curam

 

 

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)

Alimentos biológicos e com vitalidade = saúde !





A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens




Sondagem

Confia na ciência-médica?
 
pollcode.com free polls


Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

BPT