Publicidade: Conhece o LIV 52 para o figado?

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



A canela

05.01.18

A casca marrom/castanha do tronco da canela que chegou a ser a especiaria mais procurada na Europa no século XVI. Muito empregada na culinária e até na indústria cosmética - em perfumes e sabonetes - ela também é usada como remédio. Há 4000 anos, na China, já era empregada para tratar problemas gastrointestinais e cólicas menstruais. O óleo essencial, rico em cinamaldeído, age também contra vários micro-organismos e fungos. E, ainda, inibe moléculas envolvidas no processo inflamatório.

Imagem: saude.abril

 

Nome científico:

Cinnamomum verum

 

Nomes populares:

Aneleira, caneleira-da-índia, caneleira-de-ceilão, cinamomo, pau-canela

 

Constituintes químicos: 

Acetato de eugenol, ácido cinâmico, açúcares, aldeído benzênico, aldeído cinâmico, aldeído cumínico, benzonato de benzil, cimeno, cineol, elegeno, eugenol, felandreno, furol, goma, linalol, metilacetona, mucilagem, oxalato de cálcio, pineno, resina, sacarose, tanino, vanilina. 

 

Propriedades medicinais: 

Adstringente, afrodisíaca, antiescorbútica, antiespasmódica, antileucorréica, anti-reumática, anti-séptica, aperiente, aromática, cardiotônica, carminativa, catamenial, digestiva, estimulante, galactagoga, hipertensora (suave), piolhicida, sedativa, tônica, vasodilatadora. 

 

Indicações medicinais: 

Amenorréia, calafrios, choques, diarréia, dismenorréia, doenças atônicas do estômago, dores de cabeça e estomacais, escrófulas, espasmo, extremidades frias, febres adinâmicas, gás intestinal, gripe, hemorragias de partos, hipotensão arterial leve, inflamações do rosto, metrorragias, paralisia da língua, pressão baixa, queimaduras por frio, respiração ofegante, reumatismo, tosses, ulcerações da gengiva e mucosa da boca, úlceras estomacais por stress, triglicerídeos, vómitos nervosos. 

 

Como usar:

Faça uma decocção com a casca desidratada usando 1 colher de café para cada xícara/chávena de água.

 

Temas relacionados:

A canela da Índia

Cravo-da-índia: 11 benefícios

Manter a saúde: 11 Ervas e Especiarias

Condimento chinês mata as células cancerígenas

Estudo: Gengibre natural é 10.000 vezes mais eficaz no combate ao cancro que a quimioterapia

Neem: 21 benefícios para a saúde

Chá verde: Reduz problemas cognitivos e físicos

 

Fontes:

Fitoterapia

Naturopatia

Autoria e outros dados (tags, etc)

Alimentos biológicos e com vitalidade = saúde !

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates

Publicidade: Floradix




A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mensagens


Mais sobre mim

foto do autor








Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."

Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.


BPT