Publicidade: Conhece o LIV 52 para o figado?

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Ainda que seja mais conhecida por suas propriedades para ajudar a perder peso, a alcachofra também é muito eficaz para controlar o colesterol e promover a purificação de toxinas.

Foto: melhorcomsaude

 

Dentre as verduras que são mais benéficas para o nosso organismo, a alcachofra tem a capacidade de absorver a água de nosso estômago.

Suas fibras vegetais ajudam a controlar o apetite. Além de promover uma sensação de saciedade, estimula o emagrecimento.

 

A antiguidade e a alcachofra

Esta saborosa hortaliça foi muito utilizada na antiguidade devido o seu sabor e por ser fonte de nutrientes, antioxidantes, minerais, vitaminas, etc…

 
Os gregos e os romanos já a consumiam e, ao longo da Idade Média, o rei Henrique VII a introduziu na Inglaterra.

Na Idade Média a alcachofra era um alimento muito caro pelo qual se pagava grandes quantias de dinheiro.

Hoje, é possível encontrá-la em várias formas no mercado.

Ainda que seja vendida em forma de cápsulas nas lojas de produtos naturais, se você prefere consumi-la em sua forma natural, deve escolher as que tenham os brotos mais espessos e um tom verde claro. São as mais saudáveis.

 

 

Os benefícios da alcachofra
As propriedades digestivas desta hortaliça a transformam em um remédio natural ideal para tratar doenças, como o excesso de ácido úrico, o reumatismo e os problemas de cálculos na vesícula biliar.
A alcachofra reduz os triglicerídeos no sangue, o que a torna realmente valiosa na luta contra o colesterol, já que nos ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) e a aumentar o bom (HDL).
 
Por suas vantagens na hora de controlar o colesterol, as alcachofras são aliadas perfeitas para enfrentar os problemas de pressão alta (hipertensão) e de arteriosclerose.

Em casos de prisão de ventre e de diarreias é possível encontrar uma grande ajuda na alcachofra graças à sua contribuição de fibras.
Além disso, a alcachofra pode ser um excelente purificador por ajudar nosso organismo a expulsar as diferentes toxinas e substâncias das quais não necessita.
Benefícios para o sistema digestivo
Dentre as propriedades da alcachofra também se encontra a de reduzir a acidez do estômago. Também é muito adequada para eliminar dores, distensões e outros incómodos.
Esta hortaliça cuida do nosso estômago e o ajuda a fazer a digestão. Além disso, é perfeita para eliminar o fluido biliar.
Como sabemos, a alcachofra costuma ser comum nas dietas. Graças às suas fibras vegetais é ideal para controlar o apetite, gerando assim uma sensação muito eficiente de saciedade.
Fonte conhecida de vitaminas (A, B) e minerais (sódio, ferro, magnésio, potássio).
Também tem propriedades diuréticas, através das quais ajuda a eliminar a retenção de líquidos corporais e a purificar toxinas.
É ideal para problemas de gota, artrite, doenças hepáticas, problemas circulatórios e para perder gordura em casos de obesidade.

 

Como incluir a alcachofra na dieta?

A forma ideal para ingerir a alcachofra é a vapor e cozida. Uma vez preparada, pode ser acompanhada por um pouco de azeite de oliva e vinagre de maçã. São saudáveis e saborosas.

Antes de cozinhá-las, deve-se limpá-las e cortar um pouco do caule e da casca exterior.
Para cozinhar, coloque-as em uma panela com água e adicione o suco de 1 ou 2 limões.
A seguir, tampe a panela, e quando a água começar a ferver deixe por cerca de 30 a 40 minutos em fogo baixo.
Um dos maiores problemas para a fervura das alcachofras é a sua rápida oxidação. Ao tirar suas folhas elas escurecem muito rapidamente. Por isso é útil ter o limão em mãos e esfregá-lo nelas.

Também ajuda adicionar um pouco de salsinha na água de cozimento da alcachofra. A salsinha gera uma substância que evita a oxidação.

Terminado o tempo indicado, tirar do líquido (pode reservá-lo) e escorra. Agora já estão prontas para o consumo.

 

O chá de alcachofra

O chá da alcachofra é um produto muito adequado para ajudar a perder peso. Como vimos, a alcachofra é utilizada frequentemente em dietas.

Graças às suas propriedades para saciar o apetite e para eliminar líquidos, é indicada como uma das hortaliças mais adequadas para estes casos.

 

Ingredientes:
Algumas folhas de alcachofra
1 xícara/chávena de água (250 ml)


Preparação:
Lavar as folhas de alcachofras e adicione-as em uma panela junto com a xícara/chávena de água.
Deixe chegar ao ponto de ebulição e ferva-as durante 10 minutos.
Passado o tempo indicado, tire-as do fogo, escorra e deixe repousar por mais 5 minutos.


Como consumir:
Este chá pode ser consumido em até 7 xícaras/chávenas por dia.
Para obter um maior efeito de saciedade é aconselhável tomar uma xícara/chávena de chá de alcachofra 30 minutos antes de cada refeição.

 

Temas relacionados:

-  Alimentação vegetariana: Baixa o colesterol, o "bom" e o "ruim"

Prebióticos e probióticos: Tantos benefícios

Benefícios da bebida de magnésio(a)

Alimentos que queimam gordura abdominal

Insónia: Importante rede cerebral pode estar em disfunção

O óleo de coco, 10 benefícios

Comer brócolos protege contra cancro de fígado

O micro-ondas é prejudicial para a sua saúde ?

Pêssego: 12 benefícios na saúde

 

Fonte:

Melhor com Saúde

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)





A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mensagens


Mais sobre mim

foto do autor








Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."

Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.


BPT