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Fazer actividades físicas mais que dobra nível de felicidade!

Movimente-se em busca da felicidade!

Imagem: melhorsaude

 

Sabe-se há muito tempo que a actividade física reduz a depressão e a ansiedade, e os exercícios físicos são comumente/habitualmente prescritos para prevenir ou curar condições negativas de saúde mental.

Mas será que os exercícios físicos podem melhorar a saúde mental positiva da mesma forma que amenizam os aspectos negativos da saúde mental. Esta foi a questão a que Ueiyun Chen e Zhanjia Zhang, da Universidade de Michigan, se propuseram a responder.

Especificamente, os pesquisadores examinaram quais aspectos da actividade física estavam associados à felicidade e ao contentamento e que parcelas da população poderiam se beneficiar dos efeitos.

Para isso, eles revisaram 23 estudos científicos que incluíram aspectos da felicidade e da actividade física. O balanço geral incluiu informações sobre a saúde de milhares de adultos, idosos, adolescentes, crianças e até sobreviventes de câncer - todos de vários países.

 

Felicidade e exercícios físicos

Os 15 estudos observacionais incluídos na amostra revelaram uma associação positiva directa ou indirecta entre felicidade e exercícios físicos.

Em comparação com pessoas inactivas, a probabilidade de se sentir feliz é de 20% para pessoas que estão insuficientemente activas, 29% para aquelas que se consideram suficientemente activas e de 52% para as muito activas.

"Nossos resultados sugerem que a frequência e o volume de actividade física são factores essenciais na relação entre actividade física e felicidade," disse Chen. "Mais importante ainda, até mesmo uma pequena mudança na actividade física faz a diferença na felicidade."

A revisão de estudos observacionais indica que há um efeito de limiar para a relação entre felicidade e actividade física - vários estudos revelaram 2 níveis de felicidade similares, um para as pessoas que se exercitavam de 150 a 300 minutos por semana, e outro, mais elevado, para as pessoas que se exercitavam mais de 300 minutos por semana. Os oito estudos de intervenção mostraram resultados inconsistentes.

 

Nota bene:

Caminhar diariamente, 20 min de manhã ao nascer do sol e outros 20 min de caminhada pela tarde, promove o bem-estar e saúde, especialmente quando a caminhada é efectuada no meio da natureza.

 

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Fonte:

Diário da Saúde

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2 comentários

De Luis Alves a 02.05.2018 às 12:17

Tenho 78 anos, e há mais de 35 anos caminho diariamente ao menos 5 km. Sinto-me jovem e activo. Quando alguma pessoa se refere à mim como idoso, eu quase sempre a interrompo discordando.

De Medicinas Alternativas a 02.05.2018 às 22:22

Caro Luis Alves,

obrigado pelo seu comentário e testemunho.
Parabéns pela sua actividade física e como consequência a sua saúde.
Houvesse mais gente cono o sr. Luis Alves.

Abraço

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