BIO!

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



 

 

O problema do consumo de antibióticos farmacêuticos pelas pessoas, seja através dos hospitais, da prescrição, do consumo de carne com antibióticos, de peixe com antibióticos de aquacultura, fez com que actualmente muitas bactérias sejam multirresistentes a este tipo de drogas farmacêuticas.

 

O que a natureza tem para nos oferecer?

A prodigiosa natureza, concedeu-nos  plantas há milhares de anos e que são verdadeiros antibióticos naturais com a enorme vantagem de não apresentarem risco de saúde nem os chamados "efeitos colaterais". Para além de que podem inibir a proliferação de bactérias, fungos e vírus.

Estes alimentos devem ser usados na cozinha regularmente, para então poderem prestar a sua devida protecção do nosso organismo. Inclua pelo menos 1 deles na sua alimentação, (ideal seriam 3 durante a semana) e verá que as infecções ficarão longe de si.

Tome atenção, a natureza possui muitos mais antibióticos naturais do que apenas estes 27 antibióticos naturais que aqui menciono.

De modo geral, podem ser facilmente adquiridos.

 

1. Açafrão-da-terra/ Curcuma

Para milhões de indianos, nenhum antibiótico natural se compara à curcuma (açafrão-da-terra).

Eles usam-na desde sempre para combater a dor de garganta entre outras infecções.

Consuma curcuma (melhor ainda, misture-a com a pimenta-do-reino) e o seu sistema imunitário agradecerá.

 

2. Agrião

Boa fonte de ferro e de iodo, evita a invasão das bactérias. Pode ser consumido cru na salada. A sopa de agrião é deliciosa. Chá de agrião é bom para eliminar resfriado.

 

3. Algas

Muito ricas em sais minerais, clorofila e iodo. Ajudam o organismo a combater infecções.

Muito usada é a alga kombu. Pode ser frita, tostada, cozida ou simplesmente colocar na sopa.

A espirulina (a maior parte é em cápsulas ou em pó) actua como desinfectante natural do organismo, matando os germes.

A agar-agar (gelatina natural) desintoxica e fortalece as unhas e cabelos e pode ser misturada no pudim ou nas frutas ou em bolos.

 

4. Alecrim do campo (Rosmarinus officinalis)

Possui intensa actividade bactericida e ainda propriedades antivírus. Possui mais de 40 princípios antibacterianos e mais de 20 antivírus. 

O chá de alecrim combate os germes que invadiram o organismo e suas infecções.

 

5. Alho

O alho, tem uma acção antibiótica muito grande e possui ainda quantidade de antioxidantes bem alta.

As bactérias dão-se mal com o alho e dessa maneira o nosso sistema imunológico fica resistente. Ele deve ser comido cru, doutra forma perde muitas das suas propriedades.

 

6. Azeitonas

Fornecem imensos antioxidantes, como a vitamina E e mais os compostos fenólicos. Estas moléculas neutralizam os radicais livres, altamente instáveis e oxidantes, protegendo da oxidação as células do nosso organismo.

 

7. Canela

A canela tem uma longa história tanto como especiaria quanto como medicamento.

Seus óleos essenciais são poderosos no combate a vírus, bactérias e fungos.

Procure consumir canela das mais diversas formas (chá, sob frutas, no suco...) e pouco a pouco construirá uma forte protecção contra infecções.

A canela, todavia, é contra-indicada para quem tem pressão alta e seu consumo também deve ser evitado durante a gravidez.

 

8. Cardamomo

Um potente anti-séptico natural. Com cardamomo a halitosis (mau hálito) não tem hipóteses. 

Adequado para tratar cáries e dor de estômago, causada pela bactéria Helicobacter pilori.

 

9. Cebola

Graças à sua elevada percentagem de enxofre e flavonóides, é excelente para problemas respiratórios, como gripe, bronquite e faringite.

 

10. Equinácia

Ajuda a combater bactérias, vírus, fungos e outros micróbios causadores de doenças. A equinácea estimula de várias maneiras o nosso sistema imunológico o que é fundamental na luta contra as infecções. Além disso, estimula a produção de uma substância denominada interferon (um antivírus natural).

 

11. Eucalipto (folhas)

Habitualmente usa-se nas infecções respiratórias.

Os seus óleos essenciais estimulam a eliminação dos organismos estranhos ao corpo. Indicado principalmente para pessoas que ficam resfriadas com facilidade.

 

12. Folhas de oliveira

Elas têm uma incrível capacidade de destruir uma grande variedade de vírus, fungos e bactérias.

Este potente antibiótico natural pode ser tomado para ajudar a combater todos os tipos de infecção.

  

13. Gengibre

O gengibre é muito potente para combater infecções e aliviar dores. No tempo frio o gengibre em pó faz efeito mais rápido, no calor o gengibre fresco é mais adequado.

Pode fazer chá ou adicioná-lo em batidos ou sumos.

 

14. Inhame

Fortalece o sistema imunológico e ajuda a ganhar massa muscular. Pode ser preparado como puré, na sopa, fritado ou cozido. A sopa é óptima para combater resfriados, bronquite e até pneumonia.

 

15. Limão

A elevada percentagem de potássio e vitamina C do limão faz com que seja um forte antibacteriano.

Pode ser consumido cru ou com água ou como sumo com um pouco de mel.

 

 16. Mel

O mel é especial para combater infecções e suas enzimas ajudam a eliminar as bactérias.

 

17. Óleo de coco

Combate bem a candidíase/Candida albicans e as cáries (Streptococcus mutans).

Ao colocar na boca, o óleo de coco inibe a proliferação de bactérias que se alimentam de restos na boca. O óleo de coco tem imenso ácido láurico. Essa substância combate as bactérias, os protozoários e os vírus.

 

18. Orégãos

O orégão é uma planta aromática e com grande poder de cura, originária das montanhas à beira do Mediterrâneo.

É das ervas com mais eficiente poder antibiótico. Para além disso, é um bom fungicida, por isso os fungos não gostam dele. Curiosamente, tem um efeito saudável sobre o sangue, pois pode ser utilizado como profilático do enfarte do coração/miocárdio assim como de AVC. É só vantagens.

 

19. Propólis

As propriedades terapêuticas foram descobertas já na Antiguidade. Já os antigos egípcios o utilizavam para curar o sistema respiratório, infecções de pele, cicatrização de feridas e outras infecções.

O própolis pode ser usado tanto na prevenção como no tratamento da gripe, asmas, bronquites e constipações. O seu uso já é consagrado no tratamento de amigdalites, sinusites e rinites.

Não deve ser ingerido por muito tempo seguido porque acaba por ter efeito contrário.

 

20. Romã

Combate as cáries (Streptococcus mutans), a candidíase (Candida albicans) e a intoxicação alimentar (B. cereus).

O sumo/suco de romã ajuda a reduzir os níveis de mau colesterol (LDL). Os antioxidantes presentes nesse sumo, ajudam a evitar a formação de placas nas paredes dos vasos sanguíneos.

O sumo dessa fruta é delicioso.

 

21. Salvia (Salvia officinalis)

Antibiótico natural usado para eliminar problemas respiratórios como p.ex. dor de garganta, constipação, gripe, etc.

 

22. Tamarindo

Outro bactericida. Combate as enfermidades urinárias (Escherichia coli) e a intoxicação alimentar (Staphylococus aureus).

Pode ter também acção laxante.

 

23. Tomilho

Bactericida e antibiótico. De natureza Yang. Muito usado para eliminar muco, na constipação, rouquidão e tosse.

 

24.Toranja (extracto)

Extracto de toranja, há muito tempo que se sabe ser um bom inimigo contra bactérias, fungos e vírus.

Gente entusiasmada, afirma que numa gripe, basta umas gotas de extracto num copo de água e a gripe bate em retirada. O mesmo se diz de diarreia, eczema e infecções de pele por fungos.

 

25. Ulmaria (Filipendula ulmaria)

O extracto desta planta é um antibiótico contra S. aureus, E. coli, P. aeruginosa e P. vulgaris, bactérias comuns das intoxicações alimentares principalmente no tempo do calor e das infecções urinárias.

 

26. Uvas

As sementes da uva são utilizadas para problemas relacionados com o coração e vasos sanguíneos, como p.ex. arteriosclerose, pressão alta, colesterol alto e deficiente circulação. Também se usam para problemas de visão (como degeneração macular), inchaço após lesão ou cirurgia. O extracto de sementes da uva também se usa  na prevenção de cancro e na cura de feridas (p.ex. de diabéticos).

 

27. Vinagre de maçã (Cidra)

Ele contém ácido málico, uma substância exterminadora de vírus e bactérias.

O vinagre de maçã, consumido regularmente, age fazendo uma limpeza e evitando a proliferação de microrganismos patogénicos no nosso organismo.

  

Existe na natureza muito mais do que aqui foi mencionado!

 

Hipócrates, considerado o pai da medicina ocidental, já afirmava há quase de 2.500 anos: "Que o teu alimento seja a tua medicina e a tua medicina seja o teu alimento."

 

Nota:. Prefira sempre tudo biológico, só assim poderá ter a garantia que está a ingerir alimentos com as melhores propriedades. 

 

Fontes:

naturopatia

gesundheit

zentrum der gesundheit

tudo sobre plantas

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)




A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens






Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

Partida de uma anjinha

Com saudade lembrando que ela fazia parte de EQUIPA. Paz a sua alma e espirito.