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Muito fácil de preparar e é refrescante num dia de calor.

O abacate é uma fonte rica em gorduras monoinsaturadas, poliinsaturadas e gorduras saturadas são encontradas nele. As vitaminas são encontrados em abundância tais como, vitamina A, vitamina B, vitamina C, vitamina K e vitamina E. Além disso, minerais, como o cálcio, ferro, manganês, potássio, sódio, fósforo e zinco.

O abacate contém ómega 3 que actua como antioxidante e por isso vai ajudar na questão do colesterol.

 

Benefícios:

- Antioxidante (glutationa)

- Ajuda a memória e o cérebro

- Na pele

- Na próstata

- Nos seios

- Protege o coração

- Protege os olhos (carotenóide luteína)

- Protege os seios (ácido oleico)

- Reduz os níveis de colesterol 

 

Brócolos/brócolis, é um alimento rico em cálcio (importante para a formação e manutenção dos ossos e dentes), e fonte de vitaminas A e C. Além disso, tem ácido fólico, selénio e potássio. Esse legume tem propriedades antioxidantes e anticancerígenas contra o cancro/câncer de cólon, mama e pulmão.

Possui vários minerais tais como o cálcio, ferro, magnésio e zinco.

Além de ser rico em fibras e reduzir o colesterol, ele ajuda a acelerar a eliminação do estrogénio do organismo e é uma excelente fonte de cromo — que ajuda a regular a insulina e o açúcar no sangue.

 

Alguns componentes importantes dos brócolos:       

  • Indole-3-carbinol: Um nutriente único encontrado em vegetais crucíferos, o que pode ter efeitos benéficos contra o cancro
  • Carotenoides: Brócolis contém luteína, zeaxantina e beta-caroteno, que podem contribuir para uma melhor saúde ocular
  • Kaempferol: Um antioxidante com muitos benefícios para a saúde. Ele pode proteger contra doenças cardíacas, cancro, inflamação e alergia
  • Quercetina: Um antioxidante com inúmeros benefícios
  • Sulforafano: Pode ter efeitos protectores contra vários tipos de cancro

Além disso, os brócolos ajudam os olhos, o coração e o sistema imunológico! 

 

Ingredientes:

1-2 brócolos pequenos crus (picados)

¼ cebola (picada)

1 dente de alho

2 abacates

Coentros (uma mão cheia)

Sal  marinho p.ex. dos himalaias (pitada)

 

Sementes chia (1 colher de sobremesa)

Sumo de limão (meio limão)

Tomate ou abóbora hokaido (aos cubos)

Como fazer

1. Misturar todos os ingredientes, excepto os abacates
2. Adicionar o abacate aos pedaços (retirar o caroço)
3. Ajustar os temperos, se necessário

 

E bom apetite!

 

Nota:

Brócolos em sumo também é delicioso e mantém as suas propriedades, pois ao cozinhar elas perdem-se, pelos menos parcialmente.

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