BIO!

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



As uvas podem ser uma das menores frutas, mas são bastante superiores quando se trata de proporcionar benefícios para a saúde. Elas são reverenciadas por tudo, desde sua capacidade de fazer vinho a sua conveniência e portabilidade em comparação com outros super-alimentos. Não contente por parar por aí, no entanto, essa fruta que se destaca agora virou notícia devido seu potencial para destruir as células-tronco cancerígenas.

Foto: saudedica

 

Uma equipe/equipa de pesquisadores da Universidade do Estado da Pensilvaniana testou os efeitos do extracto de semente de uva e um composto de polifenóis encontrado na fruta conhecida como resveratrol. Trabalhando na teoria de que quase todos os tumores cancerosos são alimentados por células-tronco cancerígenas, eles examinaram 52 camundongos/ratinhos que tinham tumores de câncer/cancro de cólon. Os animais foram divididos em três grupos para o estudo, um dos quais foi alimentado com a combinação de compostos de uva. Um segundo grupo recebeu um medicamento anti-inflamatório que pode reduzir tumores conhecidos como Sulindac, enquanto o terceiro grupo foi mantido a uma dieta normal e serviu como grupo controle.

 

Diminuição de 50% nos tumores

No grupo dos camundongos/ratinhos que foram alimentados com o composto de uva, o número de tumores caiu impressionantes 50%. Embora uma diminuição semelhante tenha sido observada no grupo que toma Sulindac, esse grupo sofreu toxicidade gastro-intestinal; aqueles que tomaram o composto de uva não sofreram efeitos colaterais.

Curiosamente, esses dois nutrientes não suprimiram muito as células-tronco do câncer quando elas foram tomadas em pequenas doses separadamente. Em vez disso, os pesquisadores descobriram que obtiveram os melhores resultados quando os dois foram combinados. O melhor de tudo é que a combinação não é tóxica para as células saudáveis, o que significa que elas poderiam formar a base de um tratamento contra o câncer que é muito mais seguro do que a quimioterapia.

O resveratrol é encontrado na casca e semente de uvas, e você também pode encontrá-lo em alimentos como romãs, mirtilos e arandos. Estudos anteriores mostraram que ele pode reduzir seu risco de doença cardíaca e manter alguns tipos de câncer longe, como o câncer de pâncreas. O extracto de sementes de uva, entretanto, demonstrou ajudar a diminuir a cárie dentária, eliminar as células da leucemia e melhorar a saúde cerebral.

 

A natureza tem as respostas

Este é apenas o último exemplo de natureza que fornece a resposta a um dos problemas da vida. O professor Vanamala, que liderou o estudo, disse que as dietas à base de plantas fornecem ao organismo compostos vitais que podem matar as células-tronco cancerígenas, por isso recomenda que as pessoas comam uma variedade de vegetais e frutas coloridas para ajudar a prevenir o câncer de cólon, promover a diversidade bacteriana, e prevenir doenças crónicas. Claro, é importante procurar produtos orgânicos ou você poderia estar fazendo mais mal do que bem.

O professor Vanamala apontou que as culturas que comem uma dieta baseada em plantas geralmente têm as taxas mais baixas de câncer/cancro de cólon, e ele sente que isso é porque seus alimentos estão cobrindo todas as bases, dando às pessoas uma grande variedade de compostos que podem direccionar os diferentes caminhos do câncer que dependem das células-tronco para sua sobrevivência.

Espera-se que os efeitos desses compostos possam ser estudados em seres humanos e, eventualmente, levem a uma nova solução para proteger contra o câncer de cólon e prevenir sua recorrência em sobreviventes. Não poderia chegar em um momento melhor, já que cerca de 100 mil pessoas devem desenvolver a doença este ano, de acordo com estimativas da Sociedade  Estadunidense de Cancro/Câncer. É o segundo tipo de câncer mais comum em mulheres e o terceiro mais comum em homens. Encontrar uma maneira segura de destruir essas células pode revelar-se revolucionário na luta contra o câncer/cancro. Enquanto isso, por que não pegar um punhado de uvas e aproveitar os benefícios do resveratrol?

Imagem: tudoela

 

15 benefícios em comer uvas:

1 – Prevenção de doenças cardiovasculares

Já ouviu falar que tomar uma pequena dose de vinho todos os dias na hora do jantar pode ajudar a proteger o coração? Pois bem!

Esse benefício se a uma substância presente na uva, chamada de resveratrol, que tem a função de eliminar do sangue plaquetas causadoras de coágulos que podem entupir as artérias e, com isso, causar doenças cardiovasculares. 

Sendo assim, é de extrema importância inserir a fruta no cardápio diário para proteger o coração e evitar qualquer problema, como hipertensão e aumento do colesterol ruim (LDL).

 

2 – Melhora a digestão
A uva também pode auxiliar no processo de digestão. Para isso, basta tomar o seu suco/sumo que, além de eliminar os ácidos no estômago, também pode prevenir ajudar o organismo a digerir melhor os alimentos. Em alguns países, o suco/sumo de uva é chamado de “mosto”.

 

3 – Combate a prisão de ventre

A uva é considerada uma fruta com alto poder laxante, devido à sua maior quantidade de fibras presentes principalmente nas suas cascas e sementes.

Com isso, junto ao ácido orgânico e à celulose, as fibras podem acalmar a membrana intestinal e estomacal, além de promover o aumento do bolo fecal, facilitar a sua excreção saudável e, portanto, combater a prisão de ventre.

 
4 – Previne o câncer/cancro
Devido à presença de antioxidantes em sua composição, a uva também pode ajudar na prevenção do câncer.

Mais uma vez, graças à substância chamada resveratrol, que falamos anteriormente, além das proantocianidinas, a fruta pode ser utilizada para reduzir o metabolismo das células cancerígenas, combatendo vários tipos de cânceres, incluindo o de mama, o que mais atinge mulheres no Brasil.

 

5 – Melhora a saúde dos olhos

Ainda por conta dos antioxidantes presentes em sua fórmula, a uva pode contribuir de forma positiva para a saúde dos olhos. 

Por isso, ela pode prevenir o desenvolvimento de doenças oculares, tais como catarata e degeneração macular, muito comuns em pessoas idosas. Além disso, esses nutrientes também podem combater o processo de oxidação e perda da visão.

 

6 – Faz bem para a pele
Rica em antioxidantes e vitamina C, a uva também é considerada uma grande aliada nos cuidados com a pele. Esses nutrientes podem eliminar a presença dos radicais livres e, portanto, prevenir o envelhecimento precoce. Sendo assim, é possível ficar livre de rugas, linhas de expressão e até manchas.

Para quem sofre com acnes, a fruta também pode ajudar nesse problema, bastando apenas consumir o seu suco para obter todos os benefícios em relação à melhora da saúde da pele.

 

7 – Fortalece o sistema imunológico 

A uva possui propriedades anti-inflamatórias e anti-microbianas, o que significa que o seu consumo pode também aumentar as defesas do organismo, fortalecendo o sistema imunológico e prevenindo o desenvolvimento de uma série de doenças, dentre elas, resfriados e gripes.

 

8 – Protege o cérebro
Mais uma vez, o resveratrol encontrado na composição da uva pode ajudar no combate ao processo de danos nas células do cérebro, principalmente aqueles causados pela presença dos radicais livres. A substância é capaz de aumentar o fluxo sanguíneo em até 200%, potencializando a velocidade de resposta mental e desempenho cognitivo.

Por isso, inserir a fruta na sua alimentação pode ajudar a melhorar as actividades cerebrais e as funções cognitivas, prevenindo doenças de demência, como é o caso do Mal de Alzheimer.

 

9 – Previne a diabetes

Devido ao seu baixo índice glicêmico, a uva também pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue e, portanto, ser consumida por pacientes diabéticos. Algumas pesquisas já apontaram que a suplementação com resveratrol ajudou na queda de 10% dos picos de glicemia em pacientes pré-diabéticos.

Além disso, a fruta também pode melhorar a sensibilidade das células do organismo à insulina. Para quem não sabe, a resistência à insulina é o principal factor que contribui para o desenvolvimento da doença.

 

10 – Ajuda na perda de peso
Como falamos no início desse artigo, a uva pode mesmo ajudar a emagrecer de forma saudável e rápida. Isso porque a fruta possui pouquíssimas calorias e pode ser uma grande aliada na dieta, servindo como uma opção de lanche rápido, o que evita o consumo de petiscos industrializados, cheios de açúcares e gorduras.

Além disso, por conter uma excelente quantidade de fibras, a fruta promove uma maior sensação de saciedade no estômago após as refeições, evitando as “beliscadas” durante o dia que engordam; e, ainda, melhora o trânsito intestinal, ideal para quem quer perder peso.

 

11 – Favorece o ganho de massa muscular

Principalmente para quem está em uma dieta e frequenta a academia regularmente, consumir a uva pode ser uma ajuda e tanto para a construção da massa muscular. Isso porque a fruta é uma excelente fonte de carboidratos, nutrientes essenciais para ajudar na recuperação e síntese dos músculos no pós-treino.

Para isso, basta tomar o suco de uva depois de chegar da academia para ter uma melhor recuperação metabólica e activar a síntese de proteínas que ajudam no ganho de massa magra.

 

12 – Aumenta a longevidade
Quer viver mais? Então, aposte na uva para conseguir uma melhor qualidade de vida e somar mais anos de vida. Alguns estudos sobre longevidade indicaram que existem alguns genes envolvidos no processo, que só podem ser activados através de uma boa nutrição e, de preferência, de baixas calorias.

Por isso, a fruta em questão, além de conter pouquíssimas calorias, ainda contém o resveratrol que, segundo estudos recentes, possui a função de activar esses genes e promover uma vida longa e saudável.

 

13 – Combate infecções e inflamações
Devido às suas propriedades anti-microbianas e anti-inflamatórias, a uva também pode combater diversos tipos de inflamações e infecções pelo corpo, geralmente causadas nos tecidos e que podem promover uma série de doenças graves.

 

14 – Melhora a saúde dos ossos

A uva é uma excelente fonte de cobre a vitamina K. Por isso, ela pode não só melhorar a saúde dos nossos ossos como também a coagulação sanguínea e o transporte de oxigênio, já que esses nutrientes participam activamente da fixação de ferro na hemoglobina.

 

15 – Fornece energia ao corpo
Para você que frequenta a academia todos os dias, a uva também pode dar aquela disposição e o pique que você estava esperando para treinar com tudo o que tem direito.

A versão roxa da fruta, por exemplo, possui uma excelente quantidade de açúcares simples, conhecidos por promoverem energia instantânea ao organismo. Além disso, por conter também cobre, ferro, ácido fólico e manganês, a uva ajuda a aumentar a produção de sangue e, consequentemente, o nível de energia no corpo.

 

Nota bene:

Para se obter estes benefícios todos, prefira uvas biológicas. As uvas contaminadas com pesticidas não são uma boa opção.

 

Temas relacionados:

Uvas: Fruta divina

Drogas farmacêuticas contra o cancro: Mais de metade das que foram analisadas são ineficazes

Babosa/Aloe e mel é eficaz contra o câncer/cancro

Trofologia: Conhece esta dieta?

Controle os níveis altos de açúcar no sangue com estas 5 vitaminas caseiras

Já experimentou estes óculos, bons e baratos?

Mirtilo: 11 benefícios (Receita)

Graviola: Destrói naturalmente o cancro

Frutos e legumes biológicos funcionam como boas vacinas

Comer frutas e legumes evita graves doenças

Pêssego: 12 benefícios na saúde

Na natureza não existem coincidências; Ela é a nossa maior amiga

Vários benefícios do arando/oxicoco (cranberry)

Estudo: alimentos da agricultura convencional, muito contaminados com pesticidas

Estudo: dieta vegetariana pode diminuir o risco de cancro em 43%

A força invisível nos alimentos

Alimentação rica em fibra diminui risco de cancro da mama

A alcachofra e seus benefícios

Estudo: Gengibre natural é 10.000 vezes mais eficaz no combate ao cancro que a quimioterapia

Fruta: A pitaia e seus benefícios

Estudo sóbrio sobre a quimioterapia

A quimio(terapia): Propaga novos cancros/cânceres

Magnésio: Para que serve? Carências e doenças relacionadas

Metade de 4000 fármacos avaliados são inúteis

Porquê continuar com a quimioterapia/radioterapia se em 97% das vezes não resultam?

Células tumorais quando expostas à 5ª Sinfonia de Beethoven, perdem capacidade ou chegam mesmo a morrer...

 

Fontes:

Naturopatia

Notícias Naturais

Tudo Ela

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)




A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens






Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

Partida de uma anjinha

Com saudade lembrando que ela fazia parte de EQUIPA. Paz a sua alma e espirito.