BIO!

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Você está cansado, fraco, dolorido, frio, deprimido, e com um peso acima do normal, que não consegue perder de forma alguma… Além disso, apresenta libido diminuída e intestino preso. Até então você nem imagina que existe algo chamado T3 Reverso… Mas calma, já chegamos lá…

Ao observar esses sintomas, o seu médico pede os exames de tiróide. E então… eles vêem normais! Como isso é possível? Independente se o resultado é normal ou não, você sabe que não está se sentindo bem. Aí o que o seu médico faz? Ele lhe diz que isso é “coisa da sua cabeça”!

Algumas vezes, a solução disso depende de outro teste simples de tiróide, que a maioria dos médicos não usa… Vamos falar dele e explicar porque ele pode esclarecer esses sintomas aparentemente inexplicáveis.

T3 Reverso

Ele pode ser a explicação dessa fraqueza de tiróide. Mas, o que é T3 Reverso? É exactamente o que o nome diz: a imagem em espelho do T3 Livre, a forma mais ativa de hormônio tireoidiano. Com essa conformação espacial  ele não se encaixa nos receptores de tiróide de T3 livre, e com isso age bloqueando o verdadeiro T3 de fazer o que ele deveria nesse processo.

Então, os testes sanguíneos de tiróide realmente podem mostrar que o seu corpo tem bastante T3 Livre. O problema é que ele não pode fazer seu trabalho por causa do T3 Reverso que está obstruindo o seu caminho. Com isso, você tem todos os sintomas de hipotiroidismo, mas com os testes dizendo que tudo está normal.

Habilidade salva vidas

Entendo que possa parecer estranho que o nosso corpo produza uma imagem de espelho do T3 Livre, que na verdade o impede de fazer o seu trabalho. Porém, uma das primeiras funções do T3 Reverso é ajudar o corpo humano sobreviver da inanição.

O objectivo do T3 Livre é manter as células do corpo queimando energia com uma taxa constante. Muitas vezes a energia provém dos alimentos.  Quando tem alimento suficiente, o nosso corpo normalmente produz uma quantidade equilibrada de T3 Livre e T3 Reverso.

Porém, na ausência de alimentos, a sua fonte de energia é a sua própria gordura corpórea. Com o objectivo de manter o T3 Livre queimando muito rápido a gordura, ocorre um aumento de T3 Reverso e o T3 Livre cai.

Conforme dura o período de inanição, mais T3 Reverso é produzido para bloquear a mesma quantidade pequena de T3 Livre. Com isso, a fonte de energia proveniente de gorduras corpóreas dura mais, então você pode sobreviver até que o alimento seja disponível novamente. Resumindo: em tempos de inanição o T3 Reverso pode salvar a sua vida.

Metais tóxicos

Outra possibilidade que não seja inanição, algo raro hoje em dia, é a presença de excesso de metais tóxicos que continua a manter o T3 Reverso alto. Isso acontece por causa do acúmulo tóxico de metais pesados, como chumbo, mercúrio, cádmio e outros metais tóxicos, que distorcem o fluxo normal dos hormônios tireoidianos, causando excesso de T3 Reverso a ser produzido.

Porém, conforme se eliminam esses metais, os níveis de T3 Reverso voltam ao normal e os sintomas hipotiroidianos desaparecem sem precisar suplementar hormona tiroidiana. Portanto, antes de começar a tratar os pacientes, é importante ter a certeza se o acúmulo de metais tóxicos é a causa do problema.

O melhor modo de saber isso é com um teste de estímulo para eliminar metais tóxicos, feito com medicação injectável e avaliação de seus valores presentes na urina de 24 horas. Outra opção é o mineralograma, o exame de cabelo, que dá um perfil de pelo menos 3 meses de exposição aos tóxicos .

Se o seu teste de estímulo de eliminação de metais pesados for positivo para metais, tenha como opção terapêutica o uso de terapia endovenosa de remoção de metais, que funciona muito bem, removendo esses tóxicos e recuperando os níveis de T3 Reverso para a normalidade. Com isso, os sintomas de hipotiroidismo tendem a sumir.

Teste completo de função tiroidiana

No caso dos pacientes que apresentam função tiroidiana reduzida, é necessário um quadro completo da sua tiróide. Um teste completo inclui:

  • T3 Reverso (Tri-iodotironina reversa ou T3r) – sua composição envolve 2 moléculas de tirosina ligadas a 3 moléculas de iodo (iodeto), mas com as moléculas em posições antagonistas das moléculas de tirosina no T3 livre. É a imagem em espelho da T3 que bloqueia o T3 livre de fazer a sua função.
  • T3 Livre (Tri-iodotironina) – consiste em 2 moléculas de tirosina ligadas a 3 moléculas de iodo (iodeto). É a forma bem ativa de hormônio de tiróide.
  • T4 Livre (Tiroxina) – consiste em 2 moléculas de tirosina ligadas a 4 moléculas de iodo (iodeto). É armazenador e transportador de hormônio de tiróide.
  • TSH (Hormona Tireoestimulante) – produzido pela glândula pituitária, essa hormona estimula a glândula tiróide a produzir seus hormônios, que inclui T4, T3, T2 e T1. Esta hormona normalmente, mas nem sempre, se eleva caso a glândula tiróide não esteja respondendo à estimulação normal de TSH. Só fornece uma visão geral da situação.
  • T4 Total e T3 Total – são basicamente os mesmas hormonas em T4 livre e T3 livre, mas em vez de se ligarem ao iodo (iodeto) são ligados à tiroglobulina.
  • Anticorpo de tireoglobulina (TGA) e Anticorpo tireoperoxidase (TPO) – quando um deles ou ambos estão elevados, isso indica doença autoimune. Esta condição é frequentemente (mas não sempre) associada com sensibilidade do glúten e gliadina. Estes anticorpos frequentemente são esquecidos, e podem causar a má função da tiróide.
  • T2, T2 Livre, T1 e T1 Livre – esses hormonas não estão adequadamente pesquisados, porém, sabe-se que o T2 estimula as hormonas do crescimento em humanos, função mitocondrial, transcrição genética e enzimas. O T1 também tem importante função, apesar de ainda ser pouco entendido. Acredito que no futuro vão fazer parte deste perfil tiroidiano, conforme os estudos mostram os seus benefícios.

Mesmo que o T3 Reverso quase sempre indique um acúmulo excessivo de metais tóxicos, isso não significa que excesso de metais pesados sempre tem um T3 Reverso elevado. Além disso, o hipotirodismo nem sempre é causado pelos metais pesados. Muitos indivíduos tem esse problema por outras razões.

 

Temas relacionados:

Substâncias que destroem a tiróide

Você pode ser alérgico ao glúten e nem sequer desconfia

Leite: Quão prejudicial é para a saúde humana

 

De Dr. Rondó

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)




A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens






Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

Partida de uma anjinha

Com saudade lembrando que ela fazia parte de EQUIPA. Paz a sua alma e espirito.