Publicidade: Quase toda a mulher sofre de anemia! Se sente cansada, tome Floradix com ferro

Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Andam sempre com quem os utiliza, pegam-lhes a toda a hora sem qualquer cuidado, mas têm 10 vezes mais bactérias do que as encontradas em tampos de sanita. Um estudo recente analisou os telefones "inteligentes"/smartphones de estudantes e verificou um elevado nível de contaminação. Ali habitam 20 espécies microbianas diferentes.   

Foto: sapo

 

Os telefones "inteligentes" estão altamente contaminados com bactérias potencialmente patogénicas e podem agir como transmissores de infecções nas populações, conclui um estudo realizado por vários institutos da Universidade de Tartu, na Estónia. 

O estudo foi elaborado junto de estudantes do ensino secundário, com idades entre os 16 e os 18 anos, cujos telefones "inteligentes" foram analisados para averiguação de microrganismos. Foram distinguidas as partes de trás e frontal dos dispositivos, bem como se pertencia a rapariga ou rapaz. 

«O método de cultura revelou contaminação bacteriana em todas as amostras. Isto é diferente de estudos anteriores onde nem todos os telefones estavam contaminados. (…) Os micróbios nas mãos do proprietário desempenham um papel importante na contaminação das superfícies dos telefones móveis», pode ler-se no estudo. 

No total, foram detectadas mais de 20 espécies microbianas diferentes. As bactérias Gram-negativas foram encontradas em 41% das superfícies analisadas do telefone. Os contaminantes mais frequentes foram Micrococcus luteus (63%), Acinetobacter lwoffii (33%), Staphylococcus epidermidis (30%) e Staphylococcus hominis (19% ). Outros germes como S. aureus, Pseudomonas luteola e Neisseria flavescens foram encontrados cada um em um e Bacillus cereus em dois telefones móveis. 

O estudo revela que uma investigação anterior realizada na Coreia do Sul indicou que os telemóveis com tecnologia táctil representavam um risco para a saúde, mas não os que utilizam botões.  Neste estudo, foram encontrados organismos patogénicos nos dois tipos de telemóvel, sendo em maior número (o dobro) nos que utilizam ecrã táctil. Outro dado interessante é que foi encontrada maior área contaminada por bactérias nos dispositivos de rapazes do que nos das raparigas, mas não foram encontradas diferenças na contagem microbiana nos telefones.

 

«Embora a Escherichia coli e Enterococcus faecalis não estivessem entre as espécies bacterianas dominantes, estudos moleculares mostraram a presença dessas bactérias fecais nos telemóveis dos estudantes do ensino secundário. As bactérias E. coli e Enterococcus spp são reconhecidos pela sua relação com o risco de infecção. Como a maioria das espécies bacterianas detectadas no nosso estudo estão presentes na microbiota da pele humana, elas provavelmente provêm das mãos do aluno», explicam os autores do estudo. Este dado vem na linha do que um estudo ianque/estadunidenese, da Universidade do Arizona, já havia referido: que os telemóveis estão 10 vezes mais contaminados do que o tampo de uma sanita.

 

Obs.:

Para além da falta de higine nos celulares/telemóveis tácteis, junta-se o problema da poluição electromagnética, portanto perigo duplo para a saúde de quem usa esse tipo de aparelho.

 

Temas relacionados:

Sabe se sua escova de dentes não tem bactérias de outra pessoa?

Radiação do telemóvel/celular: Tumor reconhecido como doença profissional

Tribunal: Proibidas as antenas de telemóvel/celular nas proximidades de escolas e hospitais

Campos electromagnéticos: Proteger a população

Telemóvel e o cancro: Tribunal decide a favor de uma indemnização ao utilizador

Bioesfera, perigo: Quais os riscos da poluição eletromagnética? (Vídeo)

OMS: Radiação do telemóvel é cancerígena?

Porque estão a aparecer tantos tumores cerebrais?

Wi-Fi: uma perigosa e invisível ameaça à saúde. O que fazer?

Experiência: Plantas não crescem perto de roteadores Wi-Fi

Wi-Fi: Perigo para a sua saúde

O perigo das ondas electromagnéticas através dos contadores "inteligentes" da EDP

 

Fonte:

sapo-mood

Autoria e outros dados (tags, etc)

Alimentos biológicos e com vitalidade = saúde !

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates

Países latinos livres de vacinas, de rastos químicos e de pesticidas!

Paracelsus: "O que cura é o amor."


1 comentário

De joão a 07.09.2017 às 12:06

Uma percentagem grande de pessoas, anda nos transportes públicos e ou mexe no dinheiro e quando chegam a casa, vão comer e não lavam as mãos. Para quê estar preocupado com os telefones. Já sem falar nas idas aos hospitais "carregados de bactérias e das mais rijas" a história volta a ser repetida.
João

Comentar post



A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Mais sobre mim

foto do autor


Sondagem

Confia nos hospitais?
 
pollcode.com free polls





Mensagens



Biológico, claro!



Nota:

Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."

fb