BIO!

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Oleuropeína

Os benefícios para a saúde das azeitonas e seus derivados naturais, como o azeite, são conhecidos milenarmente e, mais recentemente, muito anunciados pelos defensores da dieta mediterrânea.

Foto: dicadasaude/cdcc

 

Mas os cientistas e seus raciocínios analíticos preferem atribuir as vantagens não ao produto como um todo, mas a moléculas específicas - que podem ser mais facilmente convertidas em produtos e comercializadas na forma de suplementos.

Uma equipe/equipa da Universidade de Tecnologia da Virgínia estadunidense estava particularmente interessada nos compostos do azeite e das azeitonas que fossem os responsáveis por benefícios nutricionais, como a perda de peso e a prevenção do diabetes tipo 2.

Eles constataram que um composto específico, chamado oleuropeína, ajuda o organismo a secretar mais insulina, uma molécula de sinalização central no organismo, que controla o metabolismo.

Esse mesmo composto também ajuda a eliminar outra molécula de sinalização, chamada amilina, que, segregada de forma mais intensa, forma agregados nocivos no diabetes tipo 2. Nestas duas formas distintas, a oleuropeína ajuda a prevenir o aparecimento da doença.

 

Benefícios já

Como esperado, a equipe espera usar seus resultados para desenvolver "estratégias nutracêuticas" de combate ao diabetes tipo 2 relacionado à obesidade.

Para isso, eles vão primeiro testar o composto em um modelo animal do diabetes e pesquisar outras funções da oleuropeína e seus derivados, tanto sobre o metabolismo como sobre o envelhecimento.

"Nosso trabalho fornece novos insights sobre os mecanismos envolvendo a questão de longa data de por que os produtos à base de azeitona podem ser antidiabéticos. Acreditamos que isso contribuirá não apenas para a bioquímica das funções do componente oleuropeína das azeitonas, mas também terá um impacto para o público em geral, para prestar mais atenção aos produtos à base de azeitona à luz da atual epidemia de diabetes," disse o pesquisador Bin Xu.

Enquanto isso, quem estiver interessado pode continuar ingerindo azeite de oliva ou azeitonas, e aproveitar não apenas estes, mas todos os benefícios desses alimentos.

 

Temas relacionados:

-  Azeite; Óleo de coco

Alzheimer: Azeite ajuda a prevenir desta doença

Controle os níveis altos de açúcar no sangue com estas 5 vitaminas caseiras

Queda de cabelo: Causas e alimentos para evitar a queda

Pele de azeitona combate a formação de tumores

Elimine a gota/ácido úrico definitivamente com 1 ingrediente

O óleo de coco, 10 benefícios

Caldos artificiais: Pedacinhos de veneno nas famosas marcas

Valor nutricional do cânhamo

A alimentação mediterrânica trava a degeneração cerebral ?

Fruta fresca: Ajuda nos diabetes e nas complicações vasculares

Oligoelemento crómio (Cr) e sua importância para a saúde

Perigosa ligação entre leite desnatado e diabetes

Insecticidas imitam melatonina: Risco de diabetes e insónia

O consumo "light" aumenta o risco de diabetes

Pão branco: Engorda, estupidifica e é um assassino oculto

 

Fonte:
Diário da Saúde

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)




A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens






Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

Partida de uma anjinha

Com saudade lembrando que ela fazia parte de EQUIPA. Paz a sua alma e espirito.