BIO!

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Estudo de investigação conclui que beber chá bem quente diariamente pode diminuir o risco de glaucoma. O estudo indica, também, que o café quente, o chá gelado e os refrigerantes não apresentaram interferência no risco da doença.

Beber uma chávena de chá quente, pelo menos uma vez por dia, pode estar ligado a uma diminuição do risco de vir a desenvolver glaucoma, esta é uma das conclusões de um estudo publicado na versão online do ‘British Journal of Ophthalmology’.

Foto:istockphoto.tashka2000

 

O glaucoma uma patologia grave

O glaucoma é uma patologia grave da visão em que a pressão do fluido acumula-se no interior do olho (pressão intra-ocular), prejudicando o nervo óptico, bem como o stresse oxidativo e processos auto-imunes também contribuem para a degradação do nervo óptico e danos nas células ganglionares da retina, resultando em perda do campo visual.

O glaucoma é uma das principais causas de cegueira em todo o mundo que actualmente afecta 57,5 milhões de pessoas, devendo aumentar para 65,5 milhões até 2020.

Investigações anteriores sugerem que a cafeína pode alterar a pressão intra-ocular, mas nenhum estudo comparou o potencial impacto de bebidas descafeinadas e com cafeína no risco de glaucoma, esclareceram os investigadores envolvidos no estudo agora publicado.

No ano em análise a recolha de dados também incluiu exames oculares para o glaucoma. Entre os 1.678 participantes que fizeram exames oculares completos, incluindo imagens, 84, ou seja, 5% dos adultos desenvolveram glaucoma.

O inquérito, através de um questionário validado para o efeito, recolheu dados dos últimos 12 meses, sobre a frequência e a quantidade diariamente consumida de bebidas com cafeína e descafeinadas, chá quente, refrigerantes e chá gelado.

 

Beber chá quente todos os dias diminuiu em 74% a propensão para o glaucoma
Os dados mostraram que os participantes no estudo que beberam chá quente todos os dias apresentaram menor risco de glaucoma, comparativamente com os outros que o não fizeram, e os investigadores verificaram que, depois de ter em conta factores potencialmente influentes, como diabetes e tabagismo, os consumidores de chá quente eram 74% menos propensos a sofrer de glaucoma. Uma condição que não se verificou para os consumidores de café cafeinado ou descafeinado, chá descafeinado, chá gelado ou refrigerantes.

Os investigadores consideram que do estudo não podem, contudo, ser extraídas conclusões definitivas sobre causa e efeito, dado que o número absoluto de pessoas com glaucoma foi pequeno, e informações sobre o diagnóstico prévio de glaucoma também não estavam disponíveis.

O estudo também não envolveu factores como o tamanho do copo, o tipo de chá ou a duração do tempo de feitura do chá, factores que os investigadores consideram poderem ter influência.

 

Consumo de chá e relação com a saúde

Os investigadores esclarecem que “o chá contém antioxidantes e produtos químicos anti-inflamatórios e neuroprotetores, que se encontram associados a uma diminuição do risco de diversas patologias, incluindo doenças cardíacas, cancro e diabetes.

Investigações anteriores ao estudo têm vindo a indicar que a oxidação e a neuro-degeneração podem estar envolvidas no desenvolvimento do glaucoma, pelo que os responsáveis pelo actual estudo concluem que “é necessária mais investigação para estabelecer a importância destas descobertas e se o consumo de chá quente pode desempenhar um papel na prevenção do glaucoma.”

 

Temas relacionados:

Não existem doenças incuráveis, existem doentes "incuráveis"

Ritalina: Droga legal ameaça futuro das crianças

Canábis/cânhamo para fins medicinais

O uso intensivo de equipamentos eletrónicos, leva a um aumento de miopia nas crianças

O sono e os chás / tisanas

O chá matcha e seus benefícios

Chá: Folhas de amoreira e seus benefícios

Chá verde: Reduz problemas cognitivos e físicos

O alcaçuz: Conhece esta planta medicinal?

Beber água quente e seu efeito benéfico no organismo

 

Fonte:
Zentrum der Gesundheit

 

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)




A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens






Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

Partida de uma anjinha

Com saudade lembrando que ela fazia parte de EQUIPA. Paz a sua alma e espirito.