BIO!

Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Sabe o que é o lava-pés/escalda-pés? Já utiliza?

No vaivém do dia-a-dia, 650 músculos e 208 ossos entram em acção para que possamos locomover-nos. Responsável por essa complexa articulação orgânica, os pés exigem cuidados especiais. Um dos procedimentos mais conhecidos de tratamento é o popular escalda-pés, uma receita caseira e eficaz originada num passado onde não existiam carros mas sim longas distâncias para percorrer a pé. Além de relaxar, este procedimento ajuda até quem esteja com depressão.  

Foto: picstopin

 

Desde os tempos mais remotos, já a 4.000 a.C., o escalda-pés era utilizado pelos antigos para descansar e aliviar os pés depois de longas caminhadas e recuperar a saúde. Algo tão simples e sem mistérios que apenas pede água quente, sal grosso e se quiser vinagre.

 

O antigo hábito de mergulhar os pés numa bacia com água morna ou quente após um dia de trabalho, continua ainda sendo uma opção excelente para se fazer na actualidade, especialmente em casos de cansaço mas não só. Os pés, as pernas, o sistema linfático e a qualidade do sono agradecem.

 

Os escalda-pés ajudam a amaciar os pés, sendo feitos antes da pedicure, com a aplicação de um creme hidratante para deixar a pele bem macia e pronta para receber os cuidados, mas sua maior atribuição é mesmo para proporcionar um relaxamento e activar a circulação sanguínea. Para isso, basta fazer a infusão de ervas medicinais na água em que se mergulhar os pés, deixando-os ficar nessa água pelo tempo em que a água ficar agradável. E a água deve estar quente mas não quente demais!

 

Mergulhar os pés em uma tina/alguidar/bacia de água, de acordo com a MTC - Medicina Tradicional Chinesa, nos pés estão cerca de 70 mil terminações ou pontos nervosos que estão associados aos diversos órgãos do corpo humano.
A pressão e o aquecimento desses pontos causam um reflexo imediato na parte física, e também no equilíbrio energético de todo o corpo. Há quem coloque no fundo da tina/bacia/alguidar, berlindes (bolas de gude) para massajarem os pés na água.
Na MTC, um dos conceitos básicos de saúde é: cabeça fria e pés quentes e é aí que esse ritual diário actua.
Ele ajuda a desbloquear o excesso de energia estagnada na cabeça, pescoço e ombros, e assim reduz as toxinas que andam espalhadas pelo organismo, relaxa e diminui o stress, por isso, é muito indicado nas dores de cabeça em geral, incluindo as preocupações, além de garantir um bom sono!

 

Só o facto de deixar os seus pé descansando por 15 - 30  min numa bacia/tina de água quente, já vai proporcionar um grande alívio nos pés, melhor ainda se acrescentar na água quente sal grosso para a limpeza ser ainda melhor.

Vai melhorar ainda mais se misturar vinagre, sais de banho, bicarbonato de sódio, ervas, óleos vegetais ou essenciais. Mas não tudo de uma vez. É preferível ir alternando.

 

Benefícios do sal grosso integral/marinho (não o sal vulgar/refinado):

O sal é um cristal e por isso emite ondas electromagnéticas que podem ser medidas pelos radiestesistas (e não só). Ele tem o mesmo cumprimento de onda da cor violeta, capaz de neutralizar os campos electromagnéticos negativos.

Visto do microscópio o sal bruto revela que é um cristal, formado por pequenos quadrados ou cubos achatados. 

A solução de água e sal também é capaz de puxar os iões/íons positivos, isto é, as partículas de energia eléctrica da atmosfera, e reequilibrar a energia dos ambientes. Principalmente em locais fechados, escuros ou mesmo antes de uma tempestade, esses iões/íons têm efeito intensificador e podem provocar irritação e/ou tensão.

A prática simples de purificação com água e sal deve ser feita à menor sensação de que se sente carregado, depois de discussões, cansaço após um dia de trabalho leve ou pesado ou caso se sinta perturbado.

Para quem mora longe da praia é uma boa maneira de descontrair e renovar as energias. 

 

Benefícios do vinagre de maçã:
O vinagre de maçã é uma verdadeira farmácia natural!

 

1. Leva à perda de peso
Um de seus compostos mais importantes é o ácido acético, que actua queima de calorias. “Além disso, promove a sensação de saciedade, dada a presença das quercetinas”, explica a nutricionista Camilla Coelho. “Elas actuam mais ou menos como as fibras, retardando o esvaziamento gástrico”, completa. Um trabalho publicado na revista Bioscience, Biotechnology and Biochemistry (2009) comprova: após observar 175 pessoas obesas que consumiram o vinagre diluído em água por 12 semanas, antes das refeições, concluíram que houve redução de 10% da gordura visceral e do peso corporal do grupo.

 

2. Previne os diabetes

Um dos benefícios mais pesquisados e promissores é a redução da glicose do sangue. Um estudo publicado em 2004 na revista Diabetes Care, da American Diabetes Foundation, revalidado em 2007, mostrou que tomar 2 colheres de sopa de vinagre, antes das refeições, aumenta a sensibilidade à insulina. Diabéticos têm essa sensibilidade reduzida, o que também diminui sua capacidade de absorver a glicose, que fica solta no sangue provocando danos.

 

3. Diminui a rigidez articular
“O ácido acético apresenta uma ação quelante, ou seja, ajuda a eliminar os cristais de minerais que se depositam nas articulações e causam a rigidez em toda a região”, diz Tamara Marazacki, da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran)

 

4. Ajuda a desentupir o nariz

Na congestão nasal, experimentar beber 1 copo de água com 1 colher pequena (de chá) de vinagre de maçã.

Tomar logo no início que sentir o nariz a entupir, isto irá ajudar a debelar a congestão nasal.

 

5. Combate a caspa

O vinagre de maçã é bom para o tratamento da caspa. Além de fortalecer o cabelo, dá brilho e maciez.

Para fazer este tratamento, misturar um quarto de chávena/xícara de vinagre com um quarto de chávena/xícara de água.

Lavar o cabelo normalmente e, em seguida, aplicar a mistura no cabelo com uma leve massagem no couro cabeludo.

Deixar agir durante 15 min e logo depois enxaguar com bastante água. A caspa desaparece imediatamente e os cabelos ficam com uma aparência incrível.

 

5. Elimina maus odores dos pés

Quem sofre com o mau cheiro toda vez que tira os sapatos - o popular "chulé" - pode colocar os pés em uma bacia com um pouco de vinagre. O vinagre ajuda na eliminação de fungos e bactérias que causam mau odor.

 

6. Melhora a digestão

Para quem sofre de problemas no sistema digestivo, 1 copo de água com um pouco de vinagre de maçã antes de cada refeição. Isso vai melhorar a digestão, evitando os gases e inchaços abdominais. Ter atenção às incompatibilidades dos alimentos!

 

7. Age sobre os pruridos da pele
Esse vinagre tem acção anti-séptica e anti-fúngica. Na milenar medicina aiurvédica, ele é usado como meio restaurador da acidez natural da pele, melhorando assim o prurido (comichão ou sensação que leva o indivíduo a coçar-se). A melhor forma de usá-lo nesse caso é diluí-lo em um banho morno, ou aplicando-o directamente sobre a região afectada.

 

8. Purifica o ar de maus odores

Você pode remover os maus odores em sua casa com vinagre de maçã.

Prepare uma solução de vinagre com água (meio a meio), coloque em um frasco de spray e pulverize sua casa.

Rapidamente você vai notar a diferença no ar de sua casa.

 

9. Desintoxica o corpo
Por auxiliar no equilíbrio alcalino-ácido do sistema fluído do organismo, leva a um processo de desintoxicação. Embora o gosto seja ácido, o resultado no corpo após a digestão é alcalino, possibilitando um equilíbrio no pH do sangue. Quando seu pH está ligeiramente alcalino, torna-se mais fácil a eliminação de substâncias que levam ao estresse metabólico. “O ácido málico presente no vinagre é o que confere a ele suas propriedades terapêuticas. Sua acção benéfica se dá, em parte, porque ele participa do chamado ciclo de Krebs, um conjunto de reacções responsáveis pela produção de energia no interior das células”, explica a nutricionista Ana Maria Desideri (SP).

 

Materiais necessários:
+ Bacia/tina que comporte os pés em posição confortável com água acima dos tornozelos
+ Água quente (temperatura aproximada 37° C).
+ Toalhas e meias de algodão à mão


Procedimento:
Despejar a água na bacia, e adicionar os elementos de acordo com o objectivo.
Deixar os pés por aproximadamente 15 - 20  min., temperando a água se necessário.
Secar bem os pés e calçar as meias.


Opções:
Adicionar berlindes/bolinhas de gude no fundo da bacia e deslizar suavemente os pés, massajando/massageando a planta dos pés.

Para quem tenha fungos nas unhas, colocar em cada unha 1 gota de própolis (2x/dia)

 

O que fazem os diversos ingredientes:
A turmalina negra: absorve a negatividade

Azeite de oliva: hidratante, rico em substâncias antioxidantes

Alfazema/Lavanda: calmante, bactericida, anti-séptica, promove bem-estar 

Calêndula: adstringente, anti-inflamatória, anti-séptica, bactericida e cicatrizante

Camomila: relaxante, alivia dores e também é antiinflamatória
Extrato de propólis: anti-séptico, fungicida e antiinflamatório

Limão: adstringente, bactericida e fungicida

Sal grosso marinho: anti-séptico, relaxante, harmonizante.

Imagem: yandex

 

Nota bene:
A temperatura superior a 37º C é contra-indicada para crianças pequenas, hipertensão, hipotensão, diabetes, problemas cardíacos, problemas de varizes e peles altamente sensíveis.

Fazer este ritual, ao fim do dia antes de ir para a cama proporciona um sono com melhor qualidade.
O lava-pés é mencionado na Bíblia mas parece que raramente a igreja e a população entenderam o verdadeiro significado. Foi muito mais do que um acto de humildade. Jesus conhecia o seu significado e a grande benesse para o sistema linfático.

 

Temas relacionados:

Confia na água que bebe?

A hidroterapia em casa

Antibiótico própolis: Conhece este poderoso remédio natural?

Própolis verde: Conhece os benefícios para a sua saúde?

Os florais de Dr. Bach, para que servem?

O sono e os chás / tisanas

Tomar mel e vinagre de maçã. O que acontece?

Vinagre de maçã: Baixa os triglicerídeos. Receita fácil

Água oxigenada: Usos e benefícios

Metais pesados: Chlorella e coentros removem

A argila

Bicarbonato de sódio / soda, o remédio caseiro fabuloso das nossas avós

Sal rosa dos Himalaias, o mais puro e saudável sal, 18 benefícios

Reconhecer o vampiro energético

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)



2 comentários

De Anónimo a 03.03.2018 às 10:06

lava-pés é uma coisa divina

De Anónimo a 03.03.2018 às 11:28

Pois é mesmo, lava-pés e tomar argila são duas coisas que não dispenso e me conserva longe dos médicos e suas drogas.

Comentar post



A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens






Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

Partida de uma anjinha

Com saudade lembrando que ela fazia parte de EQUIPA. Paz a sua alma e espirito.