BIO!

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



É um procedimento comum para os pacientes submetidos às principais cirurgias receberem uma dose especial de anestesia para colocá-los para “dormir”. Mas os efeitos cognitivos de longo prazo da exposição a tais medicamentos parecem ser prejudiciais, de acordo com um novo estudo publicado na revista Anesthesia.

Para o seu estudo, os pesquisadores da Faculdade de Medicina e Saúde Pública da Universidade de Wisconsin (UWM) analisaram os dados coletados no Registro de Wisconsin para Prevenção do Alzheimer, ou WRAP. O WRAP envolve um grupo de pessoas de meia-idade com idade média de 54 anos, que receberam uma bateria de testes psicológicos e cognitivos ao longo de um período de tempo, a fim de identificar a progressão da doença.

A equipe da UWM analisou especificamente 312 pessoas que já haviam sido submetidas a uma ou mais cirurgias que envolviam o uso da anestesia geral. Em seguida, eles compararam o que observaram neste grupo a 652 outros pacientes que não haviam realizado cirurgias com anestesia, excluindo todos os pacientes que tiveram cirurgias neurológicas ou cardíacas, pois esses procedimentos podem afectar directamente o desempenho cognitivo.

Todas as pessoas avaliadas, independentemente da cirurgia e do status da anestesia, haviam sido registradas/registadas como cognitivamente normais no início do estudo. Assim, todos e quaisquer desvios que a equipe observou entre esses indivíduos no final do estudo foram remontados às variações em como elas foram tratadas antes da cirurgia.

O que foi encontrado é que, em média, os pacientes que passaram por anestesia geral antes da cirurgia experimentam pequenas diminuições em sua memória imediata ao longo dos quatro anos seguintes. Enquanto isso, aqueles que não recebem anestesia tendem a ter a mesma capacidade de memória após a cirurgia que tiveram antes da cirurgia.

Além disso, quanto mais um paciente passa por anestesia geral, maior o grau de declínio cognitivo – ou o que foi descrito como “funcionamento executivo”, que inclui habilidades como planejamento/planeamento e foco.

Ao mesmo tempo, as mudanças ainda foram pequenas, independentemente. Em um caso, um paciente que recebeu anestesia antes da cirurgia experimentou uma queda de um ponto na memória imediata, e este de um total de 30 pontos possíveis.

“A evidência está aumentando, embora indirecta, ela existe, no momento da cirurgia, existe uma combinação de factores que levam a uma redução no desempenho cognitivo“, afirmou o Dr. Beverly Orser, professor de fisiologia e anestesia na Universidade de Toronto, que não estava envolvido no estudo.

 

Embora nem todos os estudos concordem, muitos sugerem que a anestesia é perigosa para o cérebro humano

Por mais convincente que todos os dados sejam, no entanto, ainda não é possível afirmar definitivamente a diminuição da memória na anestesia. Existem muitos factores complexos em jogo durante a cirurgia, para não mencionar a composição única de pacientes afectados de forma diferente por procedimentos médicos extremos, como aqueles que envolvem anestesia.

Um exemplo disso é a barragem de produtos químicos inflamatórios como as citocinas que são liberadas quando uma pessoa quebra um membro. No caso de esses produtos químicos entrarem no cérebro, a consequência natural é que a vítima provavelmente experienciará algumas anormalidades cognitivas como resultado.

Também houve estudos prévios sobre esse assunto que chegaram a resultados conflitantes. Um artigo publicado em 2016, também da revista Anesthesia, observou uma diminuição significativa na capacidade cognitiva pós-cirurgica entre adultos mais velhos – especialmente aqueles com problemas de memória pré-existentes.

Outro artigo publicado na revista científica JAMA Neurology encontrou uma ligação directa entre os marcadores de produtos químicos da anestesia no cérebro e danos cognitivos, sugerindo que os medicamentos, de fato, causam problemas de saúde.

Ainda outro estudo, porém, publicado em torno da mesma época em outro lugar, encontrou uma diferença insignificante na capacidade cognitiva entre gêmeos/gémeos idosos e de meia idade, um dos quais havia sido submetido a cirurgia e o outro não.

 

Temas relacionados:
Cérebro: Anestesia geral afecta os neurónios

A alimentação segundo a MTC - Medicina Tradicional Chinesa

MTC: Cesariana sem anestesia mas com acupuntura (vídeo)

 

Fonte:

Notícias Naturais

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)




A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens






Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

Partida de uma anjinha

Com saudade lembrando que ela fazia parte de EQUIPA. Paz a sua alma e espirito.