BIO!

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



 

15 bons motivos:

 

1. Ajuda a prevenir demência

A falta de sono é uma das principais causas de doenças da mente, dizem os cientistas. Investigadores constataram que a privação do sono aumenta os depósitos das proteínas beta-amilóides, substâncias associadas à Doença de Alzheimer. Porém, quando dormimos, o cérebro simplesmente remove esses depósitos que quando se acumulam podem prejudicar a comunicação entre os neurónios.

 

2. Aumenta a eficácia no trabalho

Uma investigação constatou, que quanto mais horas acordados estivermos mais o cérebro fica cansado e também mais preguiçoso. O que fazer? Uma sesta. Segundo uma investigação, quem fez a sesta esteve mais concentrado e eficaz no trabalho, quem não dormiu esteve mais desconcentrado e menos eficaz nas tarefas pretendidas.

 

3. Aumenta a prestação física

Dormir uma sesta ajuda realmente a melhorar a sua prestação física. Além disso, melhora o humor e o tempo de reacção no desporto.

 

4. Aumenta o desejo sexual

Dormir menos de cinco horas por dia diminui os níveis de testosterona entre 10 a 15%. Assim, o desejo sexual diminui inevitavelmente. Portanto,um bom sono é benéfico para a produção desta hormona.

 

5. Controla a ansiedade

Dormir uma sesta é a melhor maneira para reduziransiedade e o stress. Investigadores acreditam que fechar os olhos aumenta a capacidade do nosso coração a recuperar do stress diário.

  

6. Diminui o risco de morte e doença

As pessoas que dormem menos de seis horas por dia têm um risco acrescido de doenças crónicas, como p.ex. doença cardíaca, diabetes e obesidade concluem investigadores. Os cientistas afirmam, dormir pouco aumenta os níveis de stress e desregula as hormonas, beneficiando o aparecimento de doenças potencialmente letais. Por conseguinte, nada melhor do que uma sesta para repor o equilibrio.

7. Diminui a privação de sono

A maioria das pessoas vive em situação de privação do sono, especialmente os citadinos. Segundo investigações, a maioria dos citadinos dorme menos que as  7,5 horas recomendadas pela OMS -  Organização Mundial de Saúde. Por conseguinte, durma 20 - 30 min. antes de voltar ao trabalho, se quiser evitar problemas de saúde provocados pela falta de sono suficiente.

 

8. Dorme menos, come mais

A falta de sono aumenta no sangue um sinal químico que aumenta a vontade em comer, especialmente por doces e salgados ricos em gordura. 

 

9. Dormir pouco aumenta a agressividade

A privação de sono pode tornar o ser humano mais irritadiço e até agressivo. Não dormir o suficiente diminui o auto-controlo e prejudica as atitudes. Uma sesta a seguir ao almoço ajuda a diminuir essa tendência, afirmam os investigadores.

 

10. Evita loucuras

Cientistas afirmam, que a falta de sono suficiente desorganiza as informações no cérebro, provocando desse modo confusão e até alucinações.

 

11. É um calmante natural 

Cientistas descobriram que quando as pessoas não dormem o suficiente, o cérebro tende trabalhar mais, provocando ansiedade. Então, dormir uma sesta é um remédio natural sem efeitos "colaterais" para manter a ansiedade e o stress à distância.

 

12. Favorece a relação

Discute com o seu/sua companheiro/companheira frequentemente? Verifique se anda a dormir o suficiente. Quando o ser humano não dorme o suficiente, dificilmente interpreta correctamente as emoções da outra pessoa e fica mais propenso para a irritabilidade o resto do dia.

 

13. Melhora a parte cognitiva

Uma equipa de neupsicologistas alemães constatou, que dormir a sesta depois de estudar algo pode ser favorável para a memória dos ensinamentos em até 500%.

14. Melhora a pele

Dormir pouco aumenta as rugas e ainda escurece a pele. Ou seja, dormir pouco acelera o envelhecimento, uma vez que fragiliza a capacidade da pele se regenerar.

 

15. Protege o coração

Basta uma noite mal dormida para os níveis de pressão arterial ficarem desequilibrados Isto faz aumentar os níveis de risco de doença na coronária. A sesta  de 30 min. ajuda a recuperar os níveis hormonais saudáveis e voltar a ter uma pressão arterial normal

 

Fontes:

zentrum der gesundheit

prawda-tv

sapo

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)




A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens






Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

Partida de uma anjinha

Com saudade lembrando que ela fazia parte de EQUIPA. Paz a sua alma e espirito.