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A mandioca é um tubérculo usado durante séculos por milhões de pessoas, também conhecida como aipim ou macaxeira.

É originária das regiões florestais da América do Sul, mas também presente em partes da Ásia, África e outras regiões.

Apesar de ser um carboidrato, apresenta índice glicêmico baixo, além de ser livre de glúten.

Existem 2 tipos principais: mandioca doce e mandioca amarga.

Foto: hortas.info

As raízes de mandioca doce contêm menos de 50 mg por Kg de cianeto de hidrogénio, enquanto que a variedade amarga pode conter até 400 mg por Kg.

Apresenta vida útil de apenas alguns dias, devendo, portanto ser consumida logo.

Nós não existe o hábito, mas as folhas também são usadas para alimentação e contêm cerca de 100 vezes mais proteínas do que a raiz.

 

Benefícios da mandioca
Isenta de glúten, a mandioca é extremamente útil para pacientes celíacos e outros que tentam evitar o glúten.
Apresenta índice glicêmico baixo (GI) e melhora a sensibilidade à insulina, portanto, bom para os diabéticos.
Como promove libertação de glicose na corrente sanguínea a uma taxa estável e sustentada, mantém os processos metabólicos e os níveis de energia equilibrados no organismo.
Colabora no controle dos níveis de triglicerídeos e outros lipídios no sangue, sendo, portanto, excelente para perda de peso, além de reduzir o risco de doença cardíaca.
Diminui o apetite e reduz o armazenamento de gordura a nível celular.


Contém
Saponinas que aliviam a inflamação e corrige a ecologia intestinal.
Contém amidos resistentes à degradação, não digeríveis, benéficos como alimento das bactérias boas do cólon, podendo reduzir a inflamação e as bactérias nocivas.
As vitaminas do complexo B
Rica em minerais como:
+ Ferro, componente importante das proteínas carregadoras de oxigénio.
+ Zinco, activador imunológico.
+ Cálcio, que ajuda a formar ossos e dentes fortes.
+ Magnésio, optimiza a função mitocondrial.
+ Potássio, sintetiza as proteínas e melhora a relação com sódio; regulador dos estímulos eléctricos do coração.
+ Manganês, essencial para o tecido conjuntivo e para a produção dos hormônios/hormonas sexuais.


Precauções sobre a mandioca
Não consumir mandioca crua para evitar a presença do composto tóxico linamarin. Ele se converte em cianeto de hidrogénio e interfere no metabolismo celular, inibindo a enzima citocromo-oxidase e podendo causar sintomas de vómitos, náuseas, tonturas, dores de estômago, dor de cabeça, paralisia irreversível e até mesmo a morte.

Com esse cuidado, coloque a mandioca na sua alimentação. Ela é uma opção incrível e extremamente saudável.

 

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Fonte:

Dr. Rondó

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1 comentário

De Maria dos Anjos a 27.09.2017 às 17:15

Adoro mandioca principalmente frita com óleo de coco, fica deliciosa.

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