BIO!

Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



O especialista espanhol em agricultura biológica Mariano Bueno defendeu esta quarta-feira (22/03) a criação de hortas caseiras ou a participação em hortas urbanas, já que os legumes "adaptam-se" à poluição e podem funcionar como vacinas.

“Defendo hortas em casa ou perto de casa, porque a poluição do ambiente é mais saudável, já que uma planta que cresce num determinado sítio vê-se submetida ao frio, também a compostos tóxicos ambientais e para sobreviver fabrica polifenóis. O aumento da asma e alergias na sociedade actual é por pouco contacto com a natureza e com a terra e por não comermos plantas e legumes que cresçam perto de onde vivemos”, explicou Mariano Bueno, em declarações aos jornalistas na Escola Básica n.º 1, em Lisboa.

Para o especialista, "os legumes plantados no ambiente poluído em que vivemos podem tornar-se vacinas", já que as plantas vão ter de se proteger desses componentes químicos que andam no ar. “Se tudo o que comemos vem esterilizado, é produzido em estufa, vem embalado, o corpo não vai ser ‘contaminado’ e aquele alimento não vai fazer nada. Por seu turno, aqueles que crescem no ambiente em que vives vão-te proteger”, sublinhou Mariano Bueno. 

Mariano Bueno explicou ainda que um tomateiro que cresce ao ar livre “tem mais sabor porque tem de se defender enquanto um tomate de estufa, de temperatura controlada, rega controlada, não tem sabor porque não teve de defender-se de nada: estamos a descobrir que os aromas e os sabores das plantas são os mecanismos de protecção”.

Saúde obrigou-o a ser ovo-lacto-vegetariano

Mariano Bueno não come nem carne, nem peixe, há 42 anos. Desde os 17 que é ovo-lacto-vegetariano por problemas de saúde. Aos 18 foi para França onde aprendeu o que precisava para dar os primeiros passos na agricultura biológica. Reconhece que se seguiram “anos duros” pela “incompreensão” do que fazia.

“Depois consegui, com o passar dos anos, demonstrar que era possível cultivar sem recorrer a químicos, mas antes de uma forma natural, recuperando formas ancestrais de fazer agricultura, voltar ao estrume dos animais, ver as luas, por exemplo”, lembrou.

Mariano Bueno avançou que existem actualmente movimentos, designados por horto terapia, que revelam que grande parte dos problemas de saúde “tem a ver com o facto de nos desenraizarmos da terra e de nos desvincularmos das nossas raízes, já que somos seres biológicos”.

Com várias obras publicadas sobre agricultura biológica, alimentação biológica ou hortas ecológicas, Mariano Bueno lançou agora em Portugal o livro “A Horta-Jardim Biológica”, juntamente com Jesús Arnau, no qual ensina várias formas de fazer uma horta-jardim e os seus benefícios para a saúde.

No livro explica também as flores comestíveis e que, apesar de algumas serem tóxicas, é preciso ingerir uma grande quantidade para que façam mal ao organismo: o importante é comer cru, quer seja para as plantas medicinais, flores comestíveis ou hortaliças. Há que processá-las o menos possível.

 

Nota:

A Naturopatia, sempre defendeu as hortas urbanas como sendo os verdadeiros centros de saúde. "Que a alimentação seja o teu único remédio." Hipócrates - Pai da Medicina, há 2.500 anos.

 

As hortas-jardim urbanas como as conhecemos actualmente, tiveram a sua origem nas cidades alemãs no início do século passado. 

Hoje em dia os legumes convencionais e as frutas convencionais que se compram contêm muitos químicos, vêm de longe, não são frescos, sabor diminuto, encontram-se desvitalizados, parcos em nutrientes, em vitaminas e minerais, sem alma e desse modo apenas servem para encher e sobrecarregar o sistema digestivo humano.

Sabem quem foram os maiores inimigos das hortas urbanas? Exactamente. Em diversos países, os laboratórios farmacêuticos e seus médicos estiveram entre  os maiores opositores das hortas. Precisamente, por as hortas não engordarem os cofres dos médico-farmacêuticas.

Cada família urbana ao ter a sua horta (seu medicamento), desse modo poupa no orçamento, poupa à Segurança/Previdência Social e promove activamente a sua saúde.

Se tem vontade em ser activo (e não passivo), de activar a sua saúde, de estar ao ar livre, sentir o sol, mexer com a terra, colher seus legumes e verduras, semear, plantar e ver crescer as suas plantas medicinais, aromáticas e legumes, peça já à sua junta de freguesia para providenciar uma horta-jardim. É um direito de cada 1 ter 1 pedaço de terra para lá cultivar os seus medicamentos (e sem efeitos secundários/adversos).

Lembre-se, a ciência e os laboratórios químicos, por mais dinheiro que gastem, nunca conseguirão fabricar droga farmacêutica que se equipare aos alimentos e plantas medicinais que a Natureza nos oferece. 

 

Temas relacionados:

A força invisível nos alimentos

Estudo oficial: crianças que não são vacinadas são mais saudáveis

A planta que se come pode curar-nos!

Estudo: alimentos da agricultura convencional, muito contaminados com pesticidas

Herdamos as consequências da má nutrição

Infarmed: Pede atenção a eventuais reacções adversas à nova vacina

”Os segredos de saúde dos Hunzas”

Porque os teus avós não sofriam de alergias, já os netos não podem afirmar o mesmo

Agrotóxicos: O veneno no seu prato

Uma criança explica, a diferença entre o biológico e o convencional

A sopa e suas vantagens

Insecticidas imitam melatonina: Risco de diabetes e insónia

Crianças morrem após vacinação

Quando medicina e indústria farmacêutica preferem as doenças

A farsa das vacinas/vacinação

CULTIVAR NA SUA VARANDA OU ATÉ MESMO NO TELHADO

COMPROVADO: PLANTAR UMA HORTA BENEFICIA A SAÚDE

TERRENO CONFISCADO DA CAMORRA VIRA HORTA NA/EM ITÁLIA

ALEMANHA: AS CIDADES VIRAM GRANDES HORTAS

 

Fonte:

sapo

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)



7 comentários

De Anónimo a 23.03.2017 às 10:30

Nenhuma vacina do laboratório das empresas vampiras se compara às vacinas que a natureza nos fornece.
A verdadeira vacina é a que sai da terra e a do laboratório da empresa sai apenas vacinas da banha da cobra.

De E.R. a 23.03.2017 às 12:05

Bem dito, as vacinas das farmacêuticas são banha da cobra. Totalmente de acordo.

De joao a 23.03.2017 às 11:55

Artigo simplesmente FANTÁSTICO........

De E. R. a 23.03.2017 às 12:02

A fruta de hoje nem sabe a nada. É mole nem sei o que parece a fruta de hoje. E se repararmos a fruta nos supermercados é em todo o lado a mesma, tudo estrangeiro não vale a ponta de um caracol.

De Luísa Miranda a 23.03.2017 às 12:16

Não fiquei nada admirada por as farmacêuticas e os médicos estarem contra as hortas, elas não querem que nós tenhamos saúde porque se assim fosse acabava-se a mama deles dos médicos e das farmacêuticas.
Vou falar com a junta de freguesia e pedir a minha horta a que tenho direito.

De Teresa Oliveira a 23.03.2017 às 18:04

Eu sou de opinião tudo que não seja natural, tudo que não seja sem efeitos adversos, tudo que tenha contra indicações devia ser proibido. Eu sou a favor de uma petição a pedir a proibição de todas os fármacos, de todos.

De Cardoso a 23.03.2017 às 18:54

Existem imensas medicinas e esta é a medicina hortense e sou fã incondicional dela.

Comentar post



A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens






Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

Partida de uma anjinha

Com saudade lembrando que ela fazia parte de EQUIPA. Paz a sua alma e espirito.