Publicidade: Quase toda a mulher sofre de anemia! Se sente cansada, tome Floradix com ferro

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



O alecrim (Rosmarinus officinalis) é uma erva aromática que há muito tempo vem sendo associada à melhora da memória adulta. Mas, recentemente, pesquisadores descobriram que o óleo essencial feito de alecrim pode ser útil para melhorar essa capacidade em crianças.

As crianças poderiam ter suas notas melhoradas na escola apenas inalando o cheiro de alecrim.

Já na Grécia antiga, era utilizado muito como tempero ou chá. Os estudiosos também usavam pequenos ramos de alecrim para fazer experimentos para ajudar a melhorar a memória. Shakespeare era um que creditava a erva poderes para aumentar a memória. Ele chegou a escrever sobre ela em uma de suas obras. Ofélia em Hamlet diz a seu irmão Laertes: “Há alecrim, que é para a lembrança”.

Agora, pesquisadores da Universidade Northumbria, na Inglaterra, descobriram que o óleo essencial de alecrim é muito útil para as crianças. Tal confirmação vem após outro estudo, realizado pelos mesmos cientistas, que afirmou em 2015, por meio de testes em 60 voluntários, que o óleo era eficaz para a memória dos adultos.

As descobertas mais recentes foram expostas pelos pesquisadores Dr. Mark Moss e Dr.ª Victoria Earle, em uma conferência anual da Sociedade Britânica de Psicologia, realizada em Brighton. “Nosso estudo anterior demonstrou que o aroma do óleo essencial de alecrim poderia aumentar a cognição em adultos saudáveis”, explicou Dr. Moss. “Sabemos como a memória de trabalho é importante na realização acadêmica, e queríamos ver se efeitos semelhantes poderiam ser encontrados em crianças em idade escolar”.

Para o experimento foram recrutadas um total de 40 crianças, de 10 e 11 anos, para participarem de testes baseados em diferentes tarefas mentais. Elas foram distribuídas aleatoriamente em duas salas, uma contendo óleo de alecrim difundido no ar e outra sem perfume, onde ficaram por dez minutos. Após isso, as crianças foram testadas individualmente sentadas a uma mesa ao lado do pesquisador. Após se apresentar a elas ele dizia: “Você está aqui para jogar alguns jogos de memória. Por favor, não fique nervoso e tente se lembrar ao máximo de tudo o que eu pedir”.

As crianças que trabalharam na sala aromatizada alcançaram pontuações significativamente maiores em relação às que ficaram no ambiente sem perfume. O maior efeito foi visto em testes de memória com palavras.
“Por que e como o alecrim causa esse efeito ainda é algo que está em debate”, disse Dr. Moss. “Pode ser que o aroma afete a atividade elétrica do cérebro ou que compostos farmacologicamente ativos possam ser absorvidos quando em exposição”.

“Sabemos que a má memória de trabalho está relacionada com o fraco desempenho acadêmico e esses achados oferecem uma possível intervenção econômica e simples para melhorar o desempenho escolar das crianças”, acrescentou. “Em breve poderemos fazer ensaios em larga escala que envolveriam a aplicação do aroma em ambientes educacionais”, finalizou.

 

Temas relacionados:

Alecrim: 10 benefícios para a saúde

Beldroega: Conhece os benefícios desta planta para a saúde?

Propriedades terapeuticas das folhas de murta

Cebolinho: 16 benefícios para a saúde

27 antibióticos naturais

 

Fonte:

Jornal Ciência

Autoria e outros dados (tags, etc)

Alimentos biológicos e com vitalidade = saúde !

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates

Países latinos livres de vacinas, de rastos químicos e de pesticidas!

Paracelsus: "O que cura é o amor."



A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Mais sobre mim

foto do autor


Sondagem

Confia nos hospitais?
 
pollcode.com free polls





Mensagens



Biológico, claro!



Nota:

Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."

fb