BIO!

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Cientistas inventaram um novo produto que pode estimular o esmalte do dente a crescer novamente.

E isso significa que nós podemos finalmente ter uma maneira de mudar o jeito de tratar as cáries!

Imagem:saudecuriosa

 

Foi desenvolvido um tratamento baseado em peptídeos - cadeias curtas de aminoácidos, unidos por uma ligação peptídica, que não são extensas o suficiente para serem consideradas proteínas completas.

Quando aplicadas em lesões dentais criadas artificialmente em laboratório, o produto remineralizou o esmalte dental, "curando" efetivamente a lesão.

"A remineralização guiada pelos peptídeos é uma alternativa saudável para a assistência odontológica atual, disse a cientista de materiais Mehmet Sarikaya.

O esmalte dental é produzido por um tipo de células chamadas ameloblastos. São essas células que secretam as proteínas que formam o esmalte enquanto o dente ainda está em formação.

Infelizmente, assim que o processo de formação do esmalte dental está completo e o dente erupciona na cavidade bucal, nossos ameloblastos morrem. Mas nós continuamos a perder o esmalte de nossos dentes durante toda a nossa vida.

Em pequenas áreas, nossos dentes podem ser remineralizados com a ajuda da saliva, uso de cremes dentais com flúor e consumo de água fluoretada. Mas quando há uma cavidade visível nos dentes, ela precisa ser tratada pelo dentista - o que sinifica o uso de brocas e uma restauração com material para preencher o "buraco".

Para desenvolver esse novo tratamento, os pesquisadores mudaram uma das proteínas produzidas pelos ameloblastos. Chamadas amelogeninas, essas proteínas tem um papel fundamental em controlar a formação do esmalte dental.

A equipe projetou peptídeos baseados nessa proteína e criou um tratamento com o peptídeo como ingrediente ativo. Aplicaram esse produto em lesões dentárias, em laboratório, e descobriram que ele ajudou a formar uma nova camada mineralizada nas áreas desmineralizadas, integrando-se ao esmalte que estava por baixo. 

 

Testes ainda precisam ser realizados para ver se a solução de peptídeos funciona tão bem em esmaltes de dentes no seu meio natural como funcionaram nos dentes do laboratório.

E em cavidades mais profundas que alcançam a camada de dentina abaixo do esmalte, uma restauração ainda seria provavelmente necessária.

Mas os pesquisadores acreditam que esse produto poderá ser vendido como parte da rotina diária de cuidados bucais preventivos, em forma de pasta dental ou gel, para ajudar a minimizar os altos custos das idas ao dentista para tratar dessas cavidades rasas.

 

Temas relacionados:

Já conhece esta planta nigela?

Bochechar óleo: Cura bucal

Elixir oral natural

Óleo de pequi previne e faz regredir cancro/câncer

Cânhamo, um superalimento

Substância no azeite e azeitonas previne diabetes

Sabia que o óleo de coco serve também para branquear naturalmente seus dentes?

Elixir bucal: Encontrados 9 ingredientes tóxicos

Batido cremoso de coco

Receitas deliciosas e rápidas: Como ficar doente

Receita milenar: Lava-pés com sal e vinagre

O que é o adoçante Xilitol e qual o seu efeito nas cáries?

Sais bioquímicos de Schüssler e a ajuda preciosa nas inflamações bucais

O óleo de coco, 10 benefícios

Azeite; Óleo de coco

Flúor industrial: Prejudicial para a saúde (Vídeos)

Receita milenar: Lava-pés com sal e vinagre

 

Fontes:

Gesundheit

Saúde Curiosa

pubs

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)




A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens






Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

Partida de uma anjinha

Com saudade lembrando que ela fazia parte de EQUIPA. Paz a sua alma e espirito.