BIO!

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Além de ser muito melhor para a digestão que o leite de vaca, o leite de aveia nos fornece vitamina B, que ajuda a proteger e regular o sistema nervoso central.

Foto:melhorcomsaude

 

Cada vez mais pessoas têm optado por deixar os lacticínios e consumir leites vegetais. Não só por causa da intolerância, mas também por suas inúmeras propriedades. Neste artigo diremos quais são os benefícios do leite/bebida de aveia.

Leite/bebida de aveia: o que é e como é consumido?
Como o nome indica, é um produto derivado de aveia, tornando-o 100% vegetal. É um dos mais escolhidos por aqueles que mantêm uma dieta vegana, ou aqueles que são intolerantes à lactose.

O leite de aveia pode ser consumido frio ou quente, acompanhado de chá, café ou chocolate. Além disso, é usado para fazer diferentes alimentos como cremes, molhos, vitaminas e sobremesas.

 
Pode comprar no mercado (algumas marcas oferecem produtos com sabor baunilha ou chocolate) ou prepará-lo directamente em casa.

 

Ingredientes:
6 colheres de sopa de aveia em flocos (60 g)
4 copos de água (1 litro)


Como preparar:

Coloque a aveia no liquidificador.
Adicione a água e bata bem (até obter um líquido esbranquiçado).
Coe com uma malha ou um pano (o filtro de café também pode servir).
Use o líquido como leite, e os resíduos para sobremesas e outras receitas.
Se você quer uma textura mais consistente, adicione 1 ou 2 colheres de sopa a mais de aveia. Por outro lado, se você quer que seja mais líquido, pode misturar com mais água.

Para adoçar, recomendamos o mel. Você também pode usar açúcar o mascavo/mascavado ou a estévia ou xilitol.

 

Embora o leite/bebida de aveia seja muito saudável e nutritivo, não é recomendado para pessoas com alergias ao glúten (celíacos).

 

Benefícios do leite de aveia:
Por fornecer tantos nutrientes naturais, o leite de aveia é aconselhável para qualquer idade.

Ele é digerido melhor do que o de vaca e nos oferece muitas fibras, que reduzem a constipação. Entre os principais benefícios do leite de aveia destacamos:

 

1. Purifica o organismo

Se quisermos eliminar as toxinas, parar o inchaço abdominal e ter um corpo limpo e saudável, não podemos hesitar em consumir este leite vegetal.

 

2. Previne o envelhecimento
Sua grande contribuição de antioxidantes também serve para nos proteger da ação prejudicial dos radicais livres (causando muitas doenças, incluindo o envelhecimento precoce).

 
Este benefício também é decorrente dos aminoácidos essenciais fornecidos por esta bebida; estes ajudam nosso corpo a funcionar bem, e as nossas células a permanecem saudáveis por mais tempo.

 

3. Combate a prisão de ventre 

Se você tem problemas intestinais, o leite de aveia é muito útil para regular a flora devido à sua grande contribuição de fibra vegetal. Não hesite em consumi-lo logo cedo, no café da manhã (com café, por exemplo).

 

4. Regula os níveis de açúcar
As pessoas com diabetes percebem uma melhora interessante em seus níveis de açúcar quando bebem este leite. Isso ocorre porque a aveia tem a capacidade de controlar a glicose no sangue.

 

5. Reduz o colesterol

Por oferecer uma boa dose de gorduras insaturadas ômega 3 e 6, o leite de aveia pode reduzir o colesterol ruim (LDL) e triglicerídeos, enquanto aumenta o colesterol bom.

Além disso, ingerir esta bebida várias vezes por semana pode melhorar a saúde cardiovascular, evitando o acúmulo de gordura nas paredes das artérias.

 

6. Evita a indigestão
Muitas pessoas que bebem leite de vaca têm problemas gástricos ou estomacais, uma vez que este lácteo contém substâncias que não são fáceis de digerir (além dos hormônios/hormonas que são dados aos animais para serem mais produtivos).

No caso do leite de aveia, a boa notícia é que o estômago possui as ferramentas necessárias para digeri-lo, sendo ideal para aqueles que sofrem com a sensação de peso após as refeições.

 

7. Protege o sistema nervoso

Aqueles que sofrem de estresse, ansiedade, depressão ou qualquer outro desequilíbrio do sistema nervoso central, podem se beneficiar muito com o consumo de leite de aveia.

Esta bebida traz uma boa quantidade de vitamina B, que pode nos ajudar a nos acalmarmos.

 
Então, depois de um dia cheio de obrigações e problemas, nada melhor do que uma xícara de leite quente de aveia com mel antes de ir para a cama.

Você poderá dizer adeus à insónia ou a qualquer outro distúrbio do sono.

 

8. Fortalece os músculos e os ossos
Outro dos benefícios do leite de aveia é o fato de que esta bebida vegetal possui muitas proteínas que fortalecem os músculos. Se você faz exercício, o leite de aveia pode, por exemplo, evitar o aparecimento de câimbras.

Se você passar o dia sentado em uma mesa, este leite vegetal pode ajudá-lo a reduzir contracturas.

Por outro lado, fornece potássio, zinco e magnésio, os três nutrientes mais importantes para a formação e fortalecimento dos ossos. Sendo assim, é aconselhável para crianças e idosos.

 

9. Ajuda a perder peso 

O leite de aveia pode funcionar como um regulador perfeito do apetite. Como ele promove a saciedade, evita a ingestão compulsiva ou a alimentação pouco saudável.

Além disso, este cereal reduz a retenção de líquidos. É ainda mais dietético que o leite desnatado porque não possui gordura.

10. Trata ou previne problemas de tireoide/tiróide
As doenças que desequilibram o funcionamento da glândula tireoide estão se tornando mais e mais comuns.

Especialmente se você sofre de hipotireoidismo, recomendamos que consuma o leite de aveia devido à sua contribuição de iodo, muito necessária nesta condição.

 

Temas relacionados:

Flora intestinal: Relevante na dieta e no emagrecimento

Estudos: Início da intolerância ao glúten em crianças melhora com probióticos

Aveia: O cereal que regula o intestino

Sem glúten: Já conhece o grão etíope/miudinho/eragrostis e seus benefícios?

A obstipação/prisão de ventre

Investigação: Leite aumenta risco de morte e de doenças

Para dormir bem

Faça a sua bebida (leite vegetal) de sésamo

Substâncias que destroem a tiróide

Leite: Quão prejudicial é para a saúde humana

“A campanha do colesterol é o maior escândalo médico do nosso tempo”

As estatinas duplicam o risco de diabetes

Colesterol: Fármacos são completamente inúteis

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)




A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens






Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

Partida de uma anjinha

Com saudade lembrando que ela fazia parte de EQUIPA. Paz a sua alma e espirito.