BIO!

Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Folha de amora possui 22 vezes mais cálcio que o leite!

A eficácia testada e aprovada do Chá de Amoreira/Amora (Morus nigra L. ou Morus Alba L.) se deu primeiramente pelo Ministério da Saúde do Japão, vindo a ser divulgado pelo Canal de Tv Japonesa NHK, após analisadas as amostras das folhas da Amora Miura, pôde-se se comprovar através de estudos que realmente ele tem efeitos poderosos para controle e prevenção de diversas doenças. Segue a cópia da tradução juramentada divulgada através do site Notícias Naturais sobre o estudo da Amora Miura feita pelo Ministério da Saúde do Japão, vindo a ser divulgado pelo Canal de TV.
Foto: biodiversidadvirtual.org

 

Fruto:

O fruto é parecido com a amora mas de forma alongada. O fruto é grande, ácido antes da maturação, tornando-se depois agridoces.

 

SOBRE A FOLHA DE AMOREIRA E SEUS COMPONENTES

Fumiko Hirahara (Departamento de Pesquisa de Função dos Alimentos do Instituto Nacional de Saúde e Nutrição)

Componentes e efeitos da amoreira

A folha da amora contém 1-DNJ ou 1-desoxinojirimicina, de estrutura muito parecida com a da glucose. Foi descoberto que esta DNJ possui efeito de inibir a elevação da taxa glicêmica. A DNJ é um componente peculiar da folha da amoreira e, com a elucidação do seu efeito, está chamando a atenção do mercado de alimentos saudáveis.

O valor nutritivo da folha da amoreira depende da variedade, mas é relativamente rica em proteínas de boa qualidade e sais minerais (tabela 1).

Tabela 1 – Resultado da análise de componentes da folha de amoreira em pó.

 

Itens analisadosResultadoMétodo de análise
Água4,4g/100gMétodo de secagem
sob pressão reduzida e
aquecimento
Proteína *118,7g/100gMétodo Kjeldahl
Lipídios7,8g/100gMétodo de acidólise
Cinzas10,3g/100gMétodo de incineração
direta
Carboidratos *223,7g/100g 
Fibras
alimentares
35,1g/100gMétodo de enzima e
peso
Energia *3240Kcal/100g 
Sódio2,9mg/100gAbsorciometria atômica
Ferro24,5mg/100gAbsorciometria de
O-fenantrolina
Cálcio1,54g/100gVolumetria de
permanganato de
potássio
Potássio1,87g/100gAbsorciometria atômica
Magnésio548mg/100gAbsorciometria atômica
Arsênico (em
forma de AS2O4)
Não detectado
*4
Absorciometria de
DDTO-Ag
Metais Pesados
(em forma de Pb)
4,0ppmColorimetria de sulfeto
de sódio
Zinco2,35mg/100gAbsorciometria atômica
Micróbios em
geral (vivos)
Menos de 300Método padrão de
cultura em placas de
egar
Coliformes fecaisNegativo/2,22gMétodo BGLB
 Fungos Negativo/0,1g Dextrose de batata (10%) Método padrão de
cultura em placas de egar
 Levedura Negativo/0,1g Dextrose de batata (10%) Método padrão de
cultura em placas de egar

 

 

Centro de Análise de Alimentos do Japão (novembro de 2001)

*1: Coeficiente de conversão nitrogênio-proteínas: 6,25.


*2: Fórmula para cálculo baseado nas normas de informações nutricionais (Notificação Pública nº 146 de 1996 do Ministério do Bem-Estar): 100.(água + proteína + lipídios + cinzas + fibras alimentares)


*3: Coeficiente de conversão para energia baseado nas normas de informações nutricionais (Notificação Pública nº. 146 de 1996 do Ministério do bem-Estar): proteína: 4;  lipídios: 9; carboidratos: 4


*4: Limite de detecção: 0,1ppm


Alguns dos efeitos destacados pela pesquisa:

(1) Inibição da elevação súbita de taxa glicêmica

De modo geral, o açúcar, o amido e os polissacarídeos acabam decompostos e absorvidos no intestino delgado. A DNJ tem uma estrutura muito parecida com a da glicose, ligando-se com as enzimas que decompõem os açúcares antes da glucose. Acredita-se que, como resultado disso, as enzimas tenham atividade de decomposição de açúcar inibida, contendo a absorção de açúcar pelo intestino delgado, inibindo a elevação súbita da taxa glicêmica e prevenindo a obesidade.

(2) Efeito de estimulação de liberação de insulina e normalização da taxa glicêmica


Tem sido relatado que a DNJ tem o efeito de melhorar a  taxa glicêmica e de estimular e acelerar a liberação de insulina. Espera-se que a DNJ previna a diabete com o seu flavonoide, também contido na folha, melhorando doenças relacionadas com o estilo de vida.

(3) Efeito de normalização e de inibição de elevação da pressão arterial

Nos estudos que utilizaram os ratos, foi constatada experimentalmente o efeito evidente de inibição de hipertensão. Sabe-se que o ácido y-aminobutírico (GABA) tem o efeito de abaixar a pressão arterial, e a folha de amoreira também contém GABA, o qual, segundo se acredita, confere este efeito hipotensor.

(4) Melhoria da metabolização de lipídios (melhora a taxa de colesterol e de gorduras neutras)

Experiências com coelhos demonstraram que a folha de amora melhora a taxa de colesterol e de gorduras neutras do sangue. Tem sido pesquisado também sobre a prevenção de arteriosclerose pelo efeito antioxidante de flavonóides contidos na folha.

(5) Melhoria do funcionamento do fígado e dos rins

Tem sido relatado que a folha de amoreira tem o efeito de inibir o acúmulo de gordura e colesterol no fígado e melhorar o funcionamento do fígado e dos rins.

(6) Inibição do acúmulo de gordura no corpo e aumento de volume de gordura eliminada


Tem sido verificado que os ratos que receberam a administração de folha de amoreira eliminaram maior quantidade de gordura nas fezes, reduzindo a gordura corporal, inibindo principalmente o acúmulo de gordura nas vísceras, e evitando assim a obesidade.

(7) Inibição de surgimentos de câncer/cancro
Segundo relatos das experiências que utilizaram os camundongos, foi constatado o efeito da folha de amora de inibir o aparecimento de câncer.

(8) Melhoria da prisão de ventre e efeito regulador do intestino


A folha de amoreira contém grande quantidade de fibras alimentares. Acredita-se ainda que o açúcar que não foi digerido/absorvido graças à DNJ, que inibe a absorção excessiva do açúcar pelo intestino delgado, é transportado para o intestino grosso, onde, pela ação da flora intestinal, facilita o trânsito intestinal e melhora a prisão de ventre.

Tem sido relatado também o efeito regulador dos intestinos nos ratos que receberam a administração da folha de amoreira, diminuindo os bacilos nocivos sem afetar os bacilos benéficos, mantendo a flora intestinal em boas condições.
 
(9) Efeito bactericida e outros

Estudos tem revelado que a folha de amoreira tem efeito de inibir a proliferação de fungos, bem como o efeito bactericida/anti-inflamatório.A folha seca da amoreira contém grande quantidade de cálcio. O índice de absorção de cálcio contido nos vegetais não é muito alto, mas se ingerir a folha de amoreira junto com minerais como magnésio, ácido láctico e aminoácido, a absorção será melhor, podendo prevenir a osteoporose. São feitos ainda vários estudos nas mais diversas áreas como: prevenção de anemia, efeito clareador de pele, efeito tricógeno e retardamento do avanço de envelhecimento.

São diversos os efeitos dos componentes contidos na folha da amoreira. A situação atual do estudo de funções alimentares da folha de amora tem grande participação na prevenção de doenças relacionadas com o estilo de vida. Segue mais alguns de seus benefícios destacados por outros sites de notícias sobre saúde:

 

DIABETES: – Possui a DNJ, Inibidora da Taxa de Glicose com a liberação Natural de insulina;

RINS E FÍGADO: Melhora do funcionamento do Fígado e dos Rins, inibindo o acúmulo de gordura e colesterol nestes orgãos;

OSTEOPOROSE: Ele Possui 22 vezes mais cálcio que o leite, além de conter mais potássio, magnésio e ferro natural, proteína, fibra, zinco e levedura;

OBESIDADE: Inibi o acúmulo de gordura no corpo e aumenta o volume de gordura eliminada, inibindo principalmente o acúmulo de gordura nas vísceras, e evitando assim a obesidade;

CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA: Por meio de melhoria das taxas de colesterol e gorduras neutras no sangue;

HIPERTENSÃO: Efeito de normalização e de inibição de elevação arterial, por possuir o ácido y-aminobutírico (GABA) um hipotensor;

REGULADOR HORMONAL (MENOPAUSA): Regula os hormônios atuando com eficácia nos sintomas da menopausa;

IMUNIZAÇÃO AO CÂNCER/CANCRO: Segundo estudos e experiências as folhas da Amora tem propriedades que inibem o aparecimento/surgimento do Câncer;

REGULADOR DOS INTESTINOS: Por possuir grande quantidade de fibras alimentares, e outras propriedades facilitando o trânsito intestinal e melhora da prisão de ventre. Ainda diminui os bacilos nocivos sem afetar o benéficos, mantendo a flora intestinal em boas condições.

EFEITO BACTERICIDA: Estudos revelam que o Chá de Amora tem efeito de inibir a proliferação de fungos, bem como efeitos bactericida/anti inflamatórios.

CALVÍCIE: Além das propriedades apresentadas acima o Chá de Amora, auxilia o tratamento e prevenção à Calvície, revitalizando a circulação no couro cabeludo, rejuvenescendo os fios, inibindo progressivamente a queda dos cabelos.

 

Propriedades medicinais: emoliente, expectorante, laxante, refrescante.

Indicações gerais: dermatoses, diabete, eczemas, erupções cutâneas, inflamação (garganta, boca).

Partes utilizadas: folhas, frutos, raiz e casca.

 

Fazer o chá (1 exemplo):

  1. Em uma panela de ferro coloque 1 litro de água e desligue o fogo assim que começar a ferver.
  2. Coloque na água , tempo de infusão de 2 - 4 min., 1 colher de sopa de folhas de amoreira secas.
  3. Quando estiver morno coe e beba sem adoçar.

 

Contra-indicações: Não são conhecidas.

 

Obs.:

Atenção, que a quantidade de folhas no chá varia conforme a idade, sexo, peso e altura da pessoa assim como das disfunções da pessoa que vai beber o chá.

As grávidas devem estar atentas e quem tem menstruação intensa.

 

Temas relacionados:

Propriedades terapeuticas das folhas de murta

Neem: 21 benefícios para a saúde

Medronho: Bom para a sua saúde

Consolda-Maior, conhece esta planta medicinal?

Beldroega: Conhece os benefícios desta planta para a saúde?

Schisandra: Fruto silvestre de cinco sabores

Salsa: 15 benefícios

O alho e os seus enormes benefícios

A urtiga tem muitos antioxidantes entre outros benefícios

Alecrim: 10 benefícios para a saúde

Dente-de-leão: Extracto mata células cancerígenas da leucemia, da próstata e melanomas resistentes à quimio

Propriedades medicinais nas folhas das urtigas

Erva de S. João/Hipericão/Hypericum perforatum, esta planta incomoda também as farmacêuticas

Planta medicinal: A dedaleira

Alimentos: O enorme poder da natureza

A banana e suas características

O Pau D´Arco

A batata doce

Planta usada na MTC mata vírus da SIDA

Canábis/cânhamo para fins medicinais

Cânhamo acelera a regeneração óssea

 

Fonte:

biosustentado

Segredos e virtudes das Plantas Medicinais

Naturopatia

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)



5 comentários

De Anónimo a 14.11.2017 às 15:20

Adorei o artigo!

Já comprei online e nas ervanárias e de facto recomendo.
ONLINE sugiro as seguintes lojas:

https://www.teapot.pt/cha-amora-miura-folhas-de-amoreira
ou
https;//www.caadomundo.pt

De Anónimo a 10.05.2018 às 15:32

quanto tempo leva para perder 3 quilos ? será que fa mesmo bem .

De Medicinas Alternativas a 12.05.2018 às 11:59

Isso depende de cada um. Portanto vai variar de pessoa para pessoa. Em princípio o chá pode ser adequado para si. Já experimentou?
Convém retirar os hidratos como pão, massas e os doces que levam farinha e açúcar.
Ao jantar comer pouco.

De Anónimo a 01.12.2018 às 13:23

Gostaria de saber se posso tomar o chá das folhas verdes, se o efeito é melhor ou pior, porque tenho um pé de amoreira, posso pegar direto no pé as folhas verdes

De Anónimo a 09.12.2018 às 09:26

Dessa árvore pode usar tudo, desde a raiz até mesmo a casca e folhas mas isso tudo diz no artigo, as folhas secas ou verdes tudo é bom para a saúde para uns casos as folhas verdes são melhores para outros casos as folhas secas são melhores, portanto força nisso.

Comentar post



A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens






Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

Partida de uma anjinha

Com saudade lembrando que ela fazia parte de EQUIPA. Paz a sua alma e espirito.