BIO!

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Estudo internacional demonstra que a coenzima Q10 e o selénio, presentes em muitos alimentos e usados em suplementos dietéticos, reduzem para metade o risco de morte por doença cardiovascular

Na Suécia, na Universidade Linköping, foi desenvolvida uma terapêutica inovadora que permite, através da toma de coenzima Q10 e de selénio, reduzir o risco por morte cardiovascular em aproximadamente 50%. Apesar de já se saber que, em separado, estas substâncias, normalmente usadas em suplementos alimentares, têm a capacidade de contrariar o stresse oxidativo característico nos doentes com falência cardíaca, o estudo comprovou que "apenas" se obtêm os resultados desejados através da sua combinação.

Que substâncias são estas?

A coenzima Q10 desempenha com uma função muito importante no nosso metabolismo energético, na medida em que transforma os nutrientes em energia para as células. Embora esta molécula seja produzida pelo nosso fígado, à medida que envelhecemos a sua produção diminui. A carência desta coenzima está associada tanto a fadiga como a falta de força muscular.

Além disso, graças às suas propriedades antioxidantes, o seu consumo insuficiente pode estar na causa do envelhecimento precoce e de outras doenças degenerativas. 

O selénio, por seu lado, é um mineral existente na natureza, presente nos solos e alimentos, essencial ao bom funcionamento do nosso organismo, pois tem funções antioxidantes e a nível imunitário e regula as glândulas, nomeadamente a tiroide. Este é um micronutriente é um dos constituintes das proteínas, nomeadamente, as selenoproteínas. 

O que aconteceu?

O estudo pioneiro, foi desenvolvido por investigadores da Universidade de Linköping e do Instituto Karolinska na Suécia e contou com a participação de 443 indivíduos com uma idade média de 78 anos. Os participantes, submetidos a uma monitorização ultrassónica da função cardíaca, foram divididos em dois grupos.

A um foram administradas diariamente quatro cápsulas de suplementos alimentares com coenzima Q10 (200 mg) e levedura de selénio (200 mcg), enquanto o outro grupo tomou apenas um placebo, um suplemento nutricional que não integrava nenhuma dessas substâncias.

Quais os resultados do estudo?

No primeiro grupo, foi registada uma redução de 54% do risco de doenças cardiovasculares face àqueles que não tomaram o complemento nutricional rico em selénio e coenzima Q10. Ao longo dos quatro anos de duração do estudo, nem os pacientes nem os médicos sabiam qual o tipo de medicação a que cada grupo estava submetido.

Durante a investigação, cerca de metade amostra de voluntários desistiu da experiência e, daqueles que permaneceram, apenas 6% dos que tomaram a combinação de coenzima Q10 e de selénio morreram, comparando com 12% do grupo que tomou placebo. Os cientistas registaram, ainda, melhores valores no que toca à função cardíaca e aos níveis de stresse cardíaco.

 

Fonte:

sapo.cv

 

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)




A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens






Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

Partida de uma anjinha

Com saudade lembrando que ela fazia parte de EQUIPA. Paz a sua alma e espirito.