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As dietas vegetarianas, incluindo as dietas veganas, estão associadas a níveis mais baixos de colesterol total - níveis mais baixos tanto de HDL (colesterol "bom)  como de LDL (colesterol "ruim")  - em comparação com as dietas omnívoras ou carnívoras, que incluem carne e demais produtos de origem animal.

A conclusão veio de uma análise de dezenas de estudos observacionais e ensaios clínicos controlados feitos sobre a alimentação.

A meta-análise foi realizada por Ioko IokoIama, Susan Levin e Neal Barnard, do Comitê de Médicos para a Medicina Responsável(!), uma organização sem fins lucrativos que promove a medicina preventiva, realiza pesquisas clínicas e incentiva padrões mais elevados de ética e eficácia na pesquisa.

Eles revisaram 30 estudos observacionais e 19 ensaios clínicos que atenderam aos critérios de inclusão e qualidade.

Foto: Dica da Saúde

 

Dieta vegetariana e colesterol

 

Os resultados indicam que: 

1. Uma dieta vegetariana está associada com um colesterol total 29,2 mg/dL menor em estudos observacionais. Nos ensaios clínicos, a dieta baseada em plantas reduz o colesterol total em 12,5 mg/dL.
2. Nos estudos observacionais, uma dieta vegetariana está associada a uma redução de 22,9 mg/dL no colesterol LDL e a uma redução de 3,6 mg/dL no colesterol HDL, em comparação com os grupos de controle seguindo uma dieta omnívora.
3. Nos ensaios clínicos, uma dieta vegetariana diminui o colesterol LDL em 12,2 mg/dL e reduz o colesterol HDL em 3,4 mg/dL, em comparação com os grupos de controle, que seguiram dietas omnívoras com baixo teor de gordura, com restrição de calorias ou uma dieta de diabetes convencional.
4. Uma dieta vegetariana não se mostrou associada a alterações estatisticamente significativas nos níveis de triglicérides nem nos estudos observacionais e nem nos ensaios clínicos.
 

Obs.:

Nada disto é novidade alguma. Absolutamente nada de novo. Mais uma vez já na antiguidade e também os nossos ancestrais tinham conhecimento destes factos, alimentação vegana ou vegetariana é mais saudável do que qualquer outro tipo de alimentação. Daí o fígado se manter desintoxicado ou no mínimo muito menos intoxicado que aquele que tem que digerir animais!

Convém não esquecer que as emoções também têm um papel relevante na saúde ou na doença do fígado, por consequência também o colesterol se alterar conforme a emoção e intensidade/frequência da emoção. 

 

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Fontes:

Diário da Saúde

info.kopp-verlag

Veganer

Zentrum der Gesundheit

American Heart Association.

"Semi-veggie diet effectively lowers heart disease, stroke risk."

ScienceDaily. ScienceDaily, (halbvegetarische Ernährung senkt effektiv das Risiko für Herzkrankheiten und Schlaganfall)(Studie als PDF)
Nichols M, Townsend N, Scarborough P, Rayner M. “Cardiovascular disease in Europe 2014: epidemiological update”. European Heart Journal. 2014;35(42):2950-2959. doi: 10.1093/eurheartj/ehu299. Epub 2014 Aug 19, (Herz-Kreislauf-Krankheiten in Europa 2014: Epidemiologisches Update) (Studie als PDF)
Yoko Yokoyama, Kunihiro Nishimura, Neal D. Barnard, Misa Takegami, Makoto Watanabe, Akira Sekikawa, Tomonori Okamura, Yoshihiro Miyamoto. "Vegetarian Diets and Blood Pressure."JAMA Internal Medicine 2014; (Vegetarische Ernährungsweisen und Blutdruck) (Studie als PDF)

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