BIO!

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



A alfarrobeira é uma árvore selvagem, nativa da costa do Mediterrâneo. Foi levada pelos árabes para a Península Ibérica. Em Portugal existe quase só no Algarve. A alfarroba é sua vagem comestível, semelhante ao feijão, de cor castanha/marrom escuro e sabor adocicado, utilizada pela indústria de alimentos na produção de gomas e espessantes.

Foto:remedio-caseiro

 


O pó ou farinha de alfarroba derivado da polpa da vagem torrada e moída é utilizado para substituir o cacau. Esse pó, contudo, possui expressiva diferença em relação ao cacau no conteúdo de açúcar e de gordura. Enquanto o cacau possui até 23% de gordura e 5% de açúcar, a alfarroba possui 0,7% de gordura e um alto teor de açúcares naturais (sacarose, glicose e frutose), em torno de 38 a 45%.


Na Europa, principalmente na Espanha e recentemente em Portugal, a alfarroba já é acrescentada a vários doces. É uma vagem comestível, de cor escura (entre o castanho e negro), que pode ter entre 10 e 25 cm de comprimento e demora um ano a amadurecer. Lá dentro encontram-se 10 a 16 sementinhas de cor parda, os quilates, que eram utilizadas pelos mercadores da Antiguidade, devido ao seu pouco peso e uniformidade, para avaliar o peso das jóias - daqui as palavras «Karat» e «Kilat».


A alfarroba é um alimento saudável e de elevado valor nutritivo. Contém vitamina B1- colaboradora para o bom funcionamento do sistema nervoso, músculos, coração e melhora na atitude mental e o raciocínio - tanto quanto o espargo/aspargo ou morango, a mesma quantidade de niacina (mantém a boa condição da pele) do feijão fava, lentilha e ervilha, e mais vitamina A, que é essencial para o crescimento dos ossos e dentes, vitalidade da pele e saúde da visão, do que a beringela, o espargo/aspargo e a beterraba. Possui ainda alto teor de vitamina B2 (responsável por extrair energia de gorduras, proteínas e carboidratos no nosso corpo), cálcio, magnésio e ferro, bem como um correcto balanceamento de potássio e sódio.


A alfarroba não possui qualquer agente alergênico ou estimulante tais como a cafeína e teobromina presentes no cacau. Embora apresente um alto teor de açúcares possui um baixo conteúdo calórico devido à quantidade quase imperceptível de lipídeos (gorduras) e alta quantidade de fibras naturais. O efeito benéfico dessas fibras naturais na flora intestinal se dá pela protecção da membrana mucosa do intestino, bem como pela redução significativa da incidência de diarreias indefinidas, desordens nutricionais e incidência de úlceras.


A alfarroba, também designada por "chocolate saudável" é utilizada em vários processos industriais, nomeadamente na cosmética, alimentar e farmacêutica, sendo nesta última empregada apenas como espessante para dar forma a alguns comprimidos.


Estudo recentes mostraram que a alfarroba não contém glúten e possui potencial anti-oxidante muito elevado, semelhante ao do azeite e superior ao do vinho, o que leva os investigadores a acreditarem que os componentes do fruto pode ser úteis no combate aos radicais livres e doenças crónicas-degenerativas.


Também , devido ao seu teor e qualidade das fibras. Seu poder na redução do colesterol do sangue é o dobro de outras fibras.


Composição química da alfarroba:
Proteína bruta - 4,7%
Proteína digestível - 1,6%
Fibra bruta - 9,2%
Cinzas - 3,5%
Cálcio - 0,38%
Fósforo - 0,09%
Gordura - 0,6%
Açucares totais - 43,85% (glicose, sacarose e frutose)

 

Bolo de alfarroba

Ingredientes:

1 1/2 chávena/xícara de farinha de trigo (integral)
1 colher de chá de bicarbonato de sódio 
1 pitada de sal integral/marinho (ponta da faca)
1 a 2 colher de sopa de açúcar mascavado/mascavo ou demerara ou xilitol (aqui a quantidade depende sempre da gulodice de quem vai comer)
1/2 chávena/xícara de óleo de coco ou outro óleo vegetal
1 chávena/xícara de água

2 colheres de sopa de vinagre de maçã
2 colheres de chá essência ou extrcato de baunilha 

2-3 colheres de sopa de alfarroba em pó 

 

Modo de preparação:

Numa vasilha misturar a farinha de trigo, alfarroba em pó, bicarbonato, sal e açúcar.

Acrescentar o óleo, já misturado com a água e a baunilha. Misturar até ficar homogéneo.

Depois colocar o vinagre e mexer bem.

Vai haver uma reacção do bicarbonato com o vinagre formando um pouco de espuma.

Colocar em assadeira/forma pequena untada e enfarinhada (+/- 20 cm).

Deixar por +/- 30 min, forno pré-aquecido 180 º C.

 

Cobertura 1
Levar ao fogo até ficar um creme liso
1/4 de chávena/xícara de água
1/2 chávena/xícara de açúcar
2 colheres de sopa de alfarroba em pó
Provar e se achar necessário coloque mais açúcar e mais alfarroba.

 

Cobertura 2
Leve ao fogo até ferver, sempre mexendo e misturando
1 lata de condensado de soja

1 pedaço de margarina de coco (não é obrigatório)
2 ou mais colheres de sopa de alfarroba em pó

 

Bom apetite!

 

Nota bene:

Outro de seus benefícios é auxiliar na inibição da proliferação e da viabilidade de células cancerígenas.

 

Temas relacionados:

O açúcar e afins: Veneno para a saúde

Chá de Hibisco: Mantém saudáveis os níveis de colesterol e hipertensão

Baunilha: 20 benefícios para a saúde

Distinguir facilmente o que não tem glúten do que tem

Cacau em pó: Benefícios para a saúde

Sabia que o óleo de coco serve também para branquear naturalmente seus dentes?

Batido cremoso de coco

 

Fonte:

Mundo da Alfarroba

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)




A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens






Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

Partida de uma anjinha

Com saudade lembrando que ela fazia parte de EQUIPA. Paz a sua alma e espirito.