BIO!

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



A unha-de-gato é uma planta da família das trepadeiras e nativa da Amazónia, podendo também ser cultivada em outros locais de clima tropical como a América Central e outras partes da América do Sul (como Venezuela, Perú, Equador e Bolívia).

Foto: terapiadocha

 

Conhecida cientificamente como Uncaria tomentosa, possui esse nome devido a seus espinhos lembrarem as garras de felinos de pequeno porte. Como característica, apresenta um arbusto grande, que pode chegar a até 5 m (já foram avistados com quase 30 m) de altura, ramos que se “agarram” (característica das plantas trepadeiras), flores brancas com toques de amarelado e espinhos em formato de gancho.

Os incas foram os responsáveis pela inclusão desta planta na medicina alternativa, por terem sido o primeiro povo a utilizar-se da mesma para este fim a partir de seus princípios activos. Assim, o conhecimento foi repassado para os povos indígenas, que perpetuaram a cura através desta trepadeira. Tratando-se do Perú, a Uncaria tomentosa foi considerada a partir do 1º Congresso Internacional patrocinado pela OMS - Organização Mundial de Saúde uma das mais importantes plantas medicinais do país, tida como a maior descoberta medicinal desde a quinina.

Tem sido utilizada para tratar problemas digestivos, artrite, inflamação, úlceras e também para estimular a cicatrização de lesão.

 

Nome científico da Unha-de-gato: Uncaria tomentosa

 

Família da Unha-de-gato Uncaria tomentosa: Rubiaceae 

 

Parte utilizada da Unha-de-gato Uncaria tomentosa: casca, folhas, raízes.

 

Constituintes químicos da Unha-de-gato Uncaria tomentosa: 

acetoxidihidronomilina, ácido alfa-trihidroxi-ursenóico, carboxistrictosidina, ácido acetiluncárico, ácido adípico, alcalóides (especiofilina (uncarina D), isomitrafilina, isopteropodina (unicarina E), mitrafilina, pteropodina (unicarina C), uncarina F, rincofilina), aloisopteropodina, alopteropodina, angustina, campesterol, carboxistrictosidina, catecol, D-catechina, DL-catecol, ácido catecutânico, beta-sitosterol, corinanteína, corinoxeína, dihidrocorinanteína, óxido-n-dihidrocorinanteína, dihidrogambirtanino, ácido elágico, L-epicatecol, epicatechina, estigmasterol, ácido gálico, hanadamina, hirsutina, hirsuteína, óxido-n-hirsutina, hiperina, 3-iso-19-epi-ajmalicina, isocorinozeína, isorrincofilina, óxido-n-isorrinchofilina, isorotundifolina, ácido cetouncárico, 11-metoxiohimbina, ácido oleanólico, ourouparina, oxogambirtanino, ácido quinóvico, rotundifolina, uncarina, ácido ursólico. 

 

Propriedades medicinais da Unha-de-gato Uncaria tomentosa: 

anti-reumática, antibacteriana, antiinflamatória, antimutagênica, antioxidante, antitumoral, antiviral, citostática, contraceptiva, depurativa, diurética, hipotensora, Imunoestimulante, regeneradora celular, vermífuga. 

 

Indicações da Unha-de-gato Uncaria tomentosa: 

abscessos, afecções intestinais, Aids (como complemento no coquetel), artrite, asma, bursite, câncer/cancro (de mama, pulmão, cérebro, próstata), candidíase, cáries, cérebro (prevenir coágulos), circulação (aumentar), cirrose, coração (prevenir ataques, doenças, coágulos), diabetes, disenteria, doenças epidêmicas, doenças ósseas, doenças urinárias, envelhecimento precoce, febres, gastrite, gonorréia, hemorragias, herpes, irregularidade menstrual, leucemia, pressão sanguínea (reduzir), prostatites, reduzir ação mutagênica do tabaco, reumatismo, rinites, sinusites, úlceras gástricas. 

Parte utilizada da Unha-de-gato Uncaria tomentosa: casca, folhas, raízes. 

 

Os 16 benefícios da Unha-de-gato para a Saúde:

 

Anti-alérgico:

A unha-de-gato auxilia no sentido de alergias em uma variedade de métodos. Ela é realmente um anti-inflamatório, que certamente ajuda. Além disso, o seu impacto tônico na parede intestinal, irá diminuir o vazamento da parede do intestino e por isso diminui a quantidade de possíveis alergenos dentro da corrente sanguínea, no caso de alergias a alimentos consumidos, bem como bebidas.

 

Anti-inflamatório:

Um uso terapêutico adicional da unha-de-gato é seus excelentes resultados anti-inflamatórios. As unhas de gato foram analisadas no âmbito da gestão da artrite, reumatismo, bursite, bem como a gota. Seus efeitos benéficos para o tratamento da dor da artrite também podem ser devidos, em parte, a capacidade para limpar o aparelho digestivo, bem como ajudar na eliminação de toxinas prejudiciais por todo o corpo.

A artrite, dor nas articulações, bem como inflamação, além de exaustão de longo prazo, reacções alérgicas, deficiência imunológica, juntamente com uma série de outras preocupações, já foram relacionados a defeitos de permeabilidade intestinal (síndrome do intestino gotejante) e sobrecarga de toxinas.

 

Antioxidante: 

De acordo com a medicina tradicional peruana, a unha-de-gato apresentou uma poderosa acção captadora de radicais, tal como recomendado pela sua maior capacidade de diminuir as radicais livres e também pela sua reacção juntamente com ânion superóxido, radicais peroxil e hidroxila, além de espécies oxidantes, hidrogênio peróxido e também ácido hipocloroso. O perfil fenólico exibe a existência de proantocianidinas (procianidinas oligoméricas), bem como os ácidos fenólicos, principalmente o ácido cafeico.

As unhas de gato também são analisadas por causa de suas propriedades antioxidantes. Os resultados demonstraram que a unha-de-gato é realmente um poderoso limpador de radicais livres, e também salvaguarda as células dos danos.

 

Aparelho circulatório:

Numerosos factores na unha-de-gato reduzem a agregação plaquetária, bem como a coagulação do sangue exatamente onde não é necessário e evita o desenvolvimento da placa nas paredes arteriais. Portanto, melhora a circulação do sangue, diminui o nível de pressão arterial, bem como diminui a inclinação para derrames.

 

Para artrite:

Acredita-se que a unha-de-gato tenha efeitos anti-inflamatórios e que tem sido utilizada para a artrite reumatóide, bem como a osteoartrite. Compostos dentro da unha-de-gato são capazes de bloquear a fabricação de ingredientes que produzem inflamação conhecidas como prostaglandinas, bem como factor de necrose tumoral (TNF). A unha-de-gato é considerada para diminuir consideravelmente a dor.

 

Doença de Lyme: 

A unha-de-gato tem sido pesquisada no tratamento da doença de Lyme. A doença de Lyme resulta é resultante de bactérias, bem como carrapatos/carraças que são portadores da doença de Lyme. Portanto, os carrapatos infectados mordem os seres humanos e ocorre a transferência da doença. Uma vez transportados, a doença de Lyme pode não resultar em sinais imediatos. No entanto, as bactérias podem causar febre, alergia, dores e dores articulares e vários outros sinais devastadores.

Uma pesquisa de seis meses realizada pelo grupo de médicos neuropatas analisou como os pacientes com doença de Lyme avançada respondeu a terapia juntamente com a unha-de-gato. Dentro da pesquisa, um grupo de controle obteve o tratamento típico de antibióticos, enquanto o grupo restante tinha o tratamento por unha-de-gato. Na conclusão da pesquisa, os resultados foram impressionantes.

Os pacientes que tiveram a terapia com antibióticos demonstraram pouco desenvolvimento. Entre os pacientes que receberam a unha-de-gato, 100% demonstrou progresso, juntamente com 85% que mostrou nenhum vestígio da bactéria da doença de Lyme logo após o teste de sangue.

 

Para o Câncer/Cancro:

As unhas de gato podem, eventualmente, afectar os mecanismos de defesa. Uma pesquisa laboratorial recomenda que esta planta medicinal pode impedir a multiplicação de células cancerosas. Um par de pesquisas com animais sugerem que pode ajudar a recuperar do dano celular causado pela quimioterapia ou mesmo tratamento de radiação.

 

Efeitos anti-virais:

Isso pode ser provavelmente o mais poderoso resultado da unha-de-gato. Numerosos elementos da unha-de-gato têm mostrado ser potentes inibidores de vírus em geral, bem como os rinovírus (o grupo que inclui os vírus de resfriados e gripes), particularmente.

 

Efeitos curativos:

A unha-de-gato aumenta a taxa de recuperação das membranas mucosas, especialmente aquelas do trato intestinal. Isto é devido às suas qualidades anti-microbianas, o que pode significar que a unha-de-gato pode ajudar no sentido gástrico, bem como úlceras duodenais, doença de Crohn e colite ulcerativa.

 

Estimula o sistema Imunológico: 

A unha-de-gato é frequentemente utilizada para incentivar os mecanismos de defesa, bem como ajudar no combate de infecções bacterianas no corpo. Uma vez que a erva parece reduzir o desenvolvimento de tumores, a unha-de-gato é muitas vezes um tratamento alternativo preferido para o câncer.

Ela é ocasionalmente utilizada por mulheres e homens com leucemia, HIV e com problemas reumáticos para aumentar a resistência à infecções, porque melhora os mecanismos de defesa. Uma pesquisa realizada no ano de 2000, revelou que pessoas que tomaram a unha-de-gato e passaram pela quimioterapia se sentiu mais recuperado, bem como experimentaram efeitos colaterais indesejados menos fortes.

 

Excelente fonte de energia:

De acordo com uma pesquisa, a unha-de-gato pode facilmente aumentar a imunidade, enquanto também contribui para resistência e energia em pacientes. Isso realmente é muito terapêutico para pessoas quimicamente sensíveis que sofrem de cansaço físico e mental por causa de um estilo de vida activo ou mesmo tenso.

 

Melhora a reparação do DNA/ADN: 

Os testes de laboratório provaram que os efeitos da unha-de-gato estender-se ao nível celular e pode ajudar a manter a integridade do DNA/ADN, o código genético das células do corpo. Um componente importante da célula, o DNA é extremamente susceptível a danos causados por ataque de radicais livres, que pode desempenhar um papel importante no início do câncer/cancro e outras doenças letais.

Para determinar se o extracto de unha-de-gato pode proteger DNA/ADN frágil do estresse oxidativo, os pesquisadores realizaram uma pesquisa em células da pele humana. Eles descobriram que um extracto aquoso de unha-de-gato salvaguardou as células da pele da morte causada pela radiação ultravioleta, através do reforço da capacidade das células para reparar danos ao DNA induzidos ultravioleta-luz.

 

Para dores:

O glicosídeo perfeitamente encontrado no extracto de garra do gato foi descoberto para aliviar a dor. Ela agora está a ser utilizada na diminuição da dor relacionada à quimioterapia, tratamento de radiação, bem como o uso de AZT.

 

Propriedades preventivas:

Uma pesquisa realizada na Faculdade de MTC -  Medicina Tradicional Chinesa tem demonstrado que o alcaloide presente na unha-de-gato tem mostrado a capacidade de prevenir a agregação de plaquetas, bem como trombose. Este resultado particular mostra que a unha-de-gato pode eventualmente oferecer benefícios para saúde à indivíduos vulneráveis a acidentes vasculares cerebrais, bem como ataque cardíaco, simplesmente pelo crescimento da circulação do sangue, redução do nível de pressão arterial, suprimindo o desenvolvimento da placa, bem como evitando o desenvolvimento de coágulos sanguíneos dentro do cérebro, coração e artérias.

 

Tratamento do HIV:

A unha-de-gato está actualmente sendo analisada devido ao seu efeito vantajoso contra a AIDS/SIDA. A actividade da unha-de-gato está agora a ser utilizada para combater infecções oportunistas em pacientes com AIDS/SIDA e também para diminuir o tamanho visível de vários tumores de pele, bem como cistos/quistos.

 

Tratamento do cólon e problemas intestinais:

Uma pesquisa realizada em 150 doentes que sofriam de dificuldades intestinais, demonstrou que o extracto de unha gato proporcionou resultados positivos na limpeza das paredes intestinais. A capacidade de garra desta erva pode purificar o trato intestinal, bem como lutar contra problemas de estômago que inclui a síndrome do intestino irritável, vazando a síndrome do intestino, doença de Crohn, gastrite, úlceras, parasitas intestinais, diverticulite, hemorróidas e fístulas. Ao limpar as paredes intestinais, a unha-de-gato permite que todo o corpo absorva melhor a nutrição, ajudando a corrigir as flutuações nutricionais desenvolvidos por obstruções digestivas.

 

Modo de usar da Unha-de-gato Uncaria tomentosa: 
- extracto líquido: 1.5 g (mínima) a 6 g (máxima) dia. Dividido em pelo menos 2 doses. 
- extracto seco unificado: 20 mg a 60 mg por dia, misturados em água, divididos em 3 vezes. 
- casca seca do lenho em pó: 500 mg a 2 g por dia, misturados em água, divididos em 3 vezes. 
- decocção de 100 gramas de casca do lenho por litro de água. Ferver em fogo brando por até uma hora. 
- decocção de 1 grama de casca da raiz em 250 ml de água. Ferver por 15 minutos. Uma xícara/chávena 3 vezes ao dia. 
- tintura: 1 ml 1-3 vezes 

 

Atenção:
mulheres grávidas e lactantes, crianças menores de 3 anos, pacientes com ou a receber transplantes de órgãos, enxertos de pele, em terapia de imunossupressão, usuários de hipotensivos (pois ela é hipotensiva), enfermidade auto-imune, esclerose múltipla, tuberculose, devem usar com parcimónia ou em alguns casos evitar. Cada caso é um caso. Em caso de dúvida não tome.

 

Temas relacionados:

Salada: Uma por dia atrasa o envelhecimento cerebral

Receita de limão: Regule o intestino, normalize o colesterol e derreta gordura

O Cardo Mariano

Penicilina-vegetal, Terramicina, Doril. Já conhece?

Boldo-do-chile

Chlorella: Super-alimento que também serve para desintoxicar

Plantas medicinais e fitoterápicos: substituem as drogas farmacêuticas

Maca peruana: Seus enormes benefícios

Aloe: Planta benéfica para milhões de utilizadores e temida pelas farmacêuticas

Dente-de-leão: Extracto mata células cancerígenas da leucemia, da próstata e melanomas resistentes à quimio

O Pau D´Arco

Estudo: Gengibre natural é 10.000 vezes mais eficaz no combate ao cancro que a quimioterapia

Medicamentos falharam, o óleo de cânhamo ajudou

Chá de Hibisco: Mantém saudáveis os níveis de colesterol e hipertensão

Própolis verde: Conhece os benefícios para a sua saúde?

A calêndula

A arnica e seus benefícios

O aloé

O alho e o colesterol

O alcaçuz: Conhece esta planta medicinal?

O agrião

Analgésico natural

Mandioca: Excelente alimento para celíacos e diabéticos

Chlorella: Super-alimento que também serve para desintoxicar

Cravo-da-índia: 11 benefícios

Chá: Folhas de amoreira e seus benefícios

Acácia-branca ou Moringa: Planta medicinal fantástica

Chá: Folhas de amoreira e seus benefícios

Benefícios da galanga. Já conhece?

Cavalinha: Planta antiga multi-versátil; Benefícios

 

Fonte:

Plantamed

 

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)




A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens






Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

Partida de uma anjinha

Com saudade lembrando que ela fazia parte de EQUIPA. Paz a sua alma e espirito.